Professores das salas de recursos multifuncionais e profissionais de apoio da rede municipal de ensino participaram de um curso de formação continuada sobre práticas de ensino para inclusão de alunos neuroatípicos, ofertado pela Secretaria de Educação de Umuarama. A formadora foi a renomada professora doutora Fernanda de Carvalho Polônio, de Maringá.
O foco da formação foi apresentar aos professores estratégias e técnicas diferenciadas para o trabalho em sala de aula com os alunos neuroatípicos – aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Deficit de Atenção com ou sem hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiante (TOD), entre outros.
“O objetivo é auxiliá-los a eliminar barreiras que possam impedir o estudante de avançar no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia da formadora foi trazer conhecimento teórico, associando-o à prática a ser desenvolvida com os estudantes público-alvo da educação especial”, explicou a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
Fernanda Polônio é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras, mestre e doutora em Educação pela UEM. Tem ampla experiência como professora e formadora da Educação Especial e atualmente trabalha como terapeuta no Atendimento Educacional Especializado no Núcleo de Terapias Integradas Sinapse em Maringá.
O treinamento teve a participação de 210 professores que atuam na rede municipal, desde as turmas do maternal ao 5º ano, e ocorreu nesta quinta-feira (21), no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar).
A organização foi das coordenadoras educacionais Angela Pinto Tavares Baccarin e Francielle Dada de Oliveira, com a equipe multiprofissional constituída pelo assistente social Welington Douglas da Silva Oliveira, a fonoaudióloga Bruna Quevedo Silva, as psicólogas Jôze Kelly Fator e Tayná Ceccon Martins e a psicopedagoga Cristiane da Conceição Pereira Martins.
(Assessoria PMU)
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