Umuarama

Agricultores familiares de Umuarama participam do Programa Paraná Mais Orgânico

O Paraná Mais Orgânico é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), vinculado a todas as Universidades Estaduais, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e do Abastecimento, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O projeto foi apresentado em Umuarama na quinta-feira (21), no campus local da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura.

Segundo o engenheiro agrônomo Fábio César Pereira Souza, o Paraná Mais Orgânico tem como objetivo possibilitar a certificação de sistemas orgânicos da agricultura familiar, seja ela de produção primária vegetal e agricultura, tanto da parte de agroindústrias e produção animal.

“O foco da administração municipal é auxiliar esses produtores também na parte da comercialização dos produtos, proporcionando que sejam destinados à merenda escolar, já que a intensão do Estado é que a merenda escolar seja 100% orgânica até o ano de 2030”, detalha.

Várias atividades são oferecidas ao agricultor familiar como forma de prepará-lo para poder receber a certificação do Programa Paraná Mais Orgânico. “E tudo é oferecido de graça: são dias de campo, palestras, capacitações, certificações, entre outros”, afirmou.

E seguiu: “Todas as atividades e ações são pensadas para auxiliar os agricultores a adequar as propriedades rurais para que elas estejam aptas para receber a certificação orgânica, que agrega valor aos produtos cultivados em suas terras, além de fazer com que esses agricultores familiares tenham produtos com mais qualidade e sustentabilidade para o meio ambiente”, pontua o prefeito Celso Pozzobom.

A certificação é importante para os produtores, que estão buscando cada vez mais a produção orgânica e o auxílio do programa. “O Paraná Mais Orgânico também busca apoiar os agricultores para que eles se adéquem à legislação, isso para que eles possam continuar entregando seus produtos aos programas de aquisição de alimentos do governo e, no nosso caso de Umuarama, ao Banco de Alimentos”, explica Waltinho Sucupira.

Ele acrescenta que, entre outras vantagens, o Paraná Mais Orgânico estimula a adoção de inovações tecnológicas baseadas na agricultura orgânica, apoia a organização dos agricultores familiares nos processos de comercialização da produção orgânica e contribui para a consolidação do Estado como o de maior número de produtores orgânicos do País.

“O agricultor interessado pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, pelo telefone (44) 3621-9447, ou o Núcleo de Certificação Orgânica da UEM, que fica na Estrada Paca (Jardim São Cristóvão) e tem o telefone (44) 3621-9463”, finaliza Sucupira.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde deste domingo (18) após agredir a…

2 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

15 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

31 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

57 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

1 hora ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais