Foto: Colaboração/Colégio Agrícola
Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (21), no Colégio Agrícola de Umuarama, o programa ‘Paraná Mais Orgânico’. O programa, que já está em desenvolvimento desde novembro do ano passado, será executado em parceria com o Núcleo do Paraná Mais Orgânico da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) também participa, auxiliando no projeto que tem como objetivo desenvolver uma horta orgânica no colégio.
“O governo do Estado lançou como meta servir a merenda livre de produtos químicos, por isso, a alimentação da rede estadual de educação deve ser orgânica. Para isso, o governo fez núcleos de produção e também fez uma parceria com a UEM, que nos propôs desenvolver o projeto em parceria”, explicou o professor Luiz Carlos dos Reis, diretor do Colégio Agrícola de Umuarama.
Conforme ele, o programa será desenvolvido na Fazenda do Colégio em uma área de aproximadamente 800 metros quadrados, onde serão cultivadas hortaliças como cenoura, alface, cebolinha, brócolis, couve-flor, além de feijão de vagem.
“Vamos ter toda orientação técnica para desenvolver a horta que será cuidada pelos alunos do colégio. Queremos que o aluno se envolva nesse projeto de implementação porque eles, depois de formados, poderão aproveitar esse nicho de mercado e também atender os produtores rurais que trabalham com esses produtos”, destacou.
Com a orientação e acompanhamento dos parceiros do programa, a expectativa é de que em setembro, o Colégio Agrícola de Umuarama possa receber o selo do programa. “Assim que recebermos a certificação, já poderemos iniciar a comercialização dos produtos produzidos aqui para a Fundepar [Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional]”, explicou.
No próximo dia 4 de abril, o colégio deverá receber os secretários estaduais de Educação e também de Ciência e Tecnologia para o lançamento oficial do Programa para todo o Estado. Na ocasião, também deverá estar presente o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais