Umuarama

Secretaria da Agricultura realiza visitas técnicas para incentivar a pecuária leiteira

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura realizou uma visita técnica ao setor de Agricultura e Meio ambiente da Prefeitura de Esperança Nova na última sexta-feira (15), para conhecer experiências de sucesso na pecuária leiteira.

A pequena cidade – que fica a cerca de 70 quilômetros de Umuarama – é referência regional no setor, com programas que melhoraram bastante a produção e a qualidade do rebanho.

A comitiva de Umuarama, composta pelo veterinário e secretário municipal do meio Ambiente, Waltinho Sucupira, da veterinária Rafaela Maiochi e da auxiliar administrativo Gabriella Zampar, foi recebida pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Esperança Nova, Alan Roncolato, e por sua equipe técnica do programa de apoio ao produtor de leite, composta por um veterinário e um inseminador.

“Fomos conhecer o programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro, bem como a assistência técnica prestada e os subsídios oferecidos pelo município para os produtores de leite”, disse a veterinária Rafaela Maiochi.

Segundo ela, por determinação do prefeito Celso Pozzobom a Secretaria de Agricultura pretende reformular os programas de incentivo oferecidos pela Prefeitura, como o Pro-Leite e o Programa de Inseminação Artificial (PIA), “por isso é importante conhecer práticas bem-sucedidas de cidades da região”, apontou.

A equipe também teve acesso à legislação voltada ao setor em Esperança Nova, bem como processos licitatórios, subsídios e a patrulha mecanizada disponibilizada aos produtores, fechando a visita com a passagem por uma propriedade rural onde a criação de gado leiteiro é contemplada pelos incentivos municipais. Nos próximos dias serão visitadas as prefeituras de Pérola e Toledo, que também se destacam na produção leiteira.

“O objetivo é desenvolver um programa mais adequado de incentivos aos produtores para alavancar a produção de Umuarama, completou Rafaela.

Hoje, cerca de 50 pequenos criadores de gado contam com consultoria técnica do município e cerca de 200, no total, recebem sêmen para inseminação artificial e outros insumos, como nitrogênio, calcário, composto orgânico e, em breve, cama de frango, além de assistência técnica para o desenvolvimento das pastagens.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

20 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais