Cotidiano

PF deflagra operação contra grupo criminoso que já agiu em Umuarama

A Polícia Federal de Guaíra deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a operação Pandora, mirando em um grupo criminoso responsável por um esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai. A nova operação é um desdobramento da operação Grade A, deflagrada em outubro de 2023 e que já cumpriu 3 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão em empresas de Umuarama.

Durante a investigação, foi apurado que o grupo adquiria as mercadorias por vendedores atacadistas e as introduzia irregularmente no mercado brasileiro para posterior revenda – prática que caracteriza descaminho.

Nesta terça, aproximadamente 20 policiais federais e 60 policiais militares do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) foram mobilizados para cumprirem 1 mandado de busca e apreensão no município de Mundo Novo (MS).

Após a deflagração da operação Grade A, foi identificado mais um integrante da organização criminosa e com isso foi expedido um mandado de busca e apreensão em um estabelecimento vinculado a este indivíduo, sendo o negócio constituído e mantido com dinheiro proveniente do descaminho de mercadorias, com o objetivo de dar aparência de legalidade ao patrimônio por eles movimentado.

Além do mandado de busca, foi determinado o sequestro de bens imóveis, veículos, embarcações e saldos em contas bancárias de titularidade do envolvido. Essas medidas objetivam a descapitalização do grupo, visando assim inibir práticas criminosas futuras, bem como garantir o ressarcimento do dano ao erário público.

Estima-se que os criminosos tenham movimentado mais de R$ 250 milhões em mercadorias desde o início da pandemia de covid, quando ocorreu o fechamento prolongado das fronteiras entre o Brasil e o Paraguai.

Os bens de valor encontrados no estabelecimento serão apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, onde ficarão à disposição da Justiça.

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

33 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

1 hora ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais