Cotidiano

Governo apresenta do aplicativo Menor Preço, que promete economia aos consumidores

Neste Dia do Consumidor, 15 de março, o aplicativo Menor Preço, desenvolvido pela Celepar para a Secretaria de Estado da Fazenda, que mostra ao usuário os preços de um determinado produto em todos os estabelecimentos ao seu redor, segue sendo uma das grandes opções para garantir que a população do Paraná economize dinheiro.

O uso do aplicativo é simples: basta digitar o nome do produto ou escanear o código de barras. Então, o app irá mostrar os preços existentes nos estabelecimentos próximos à sua localização (é preciso estar com o GPS habilitado). A plataforma é interligada ao Nota Paraná, do Governo do Estado, que devolve ao consumidor parte do ICMS cobrado nas compras no comércio, desde que coloque o CPF na nota fiscal. Assim, a cada nota emitida, informações como o nome do estabelecimento, endereço, produto vendido e valor são repassados em tempo real ao Menor Preço.

“O Menor Preço, do ponto de vista do direito do consumidor, traz muitas vantagens, pois a pessoa tem ideia do preço cobrado em cada local. Então, se eu quero comprar um medicamento, um alimento ou outro item, posso ter uma ideia do valor, saber se o local perto de mim tem um preço competitivo”, diz a coordenadora da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-Paraná, Claudia Silvano.

“Vinte anos atrás, para fazer pesquisa de preços, você tinha que ir de mercado em mercado. Hoje, o que as pessoas querem é a facilidade na palma da mão, o que é um desejo legítimo, porque facilita a vida”, afirma a coordenadora. “Então, com o Menor Preço, você consegue avaliar, tomar uma decisão mais informada, qualificada”.

Ela também destaca a integração com o Nota Paraná. “Quanto mais notas você pedir na hora da compra, mais robusto fica o banco de dados. Além disso, existe, é claro, a vantagem do ponto de vista da cidadania, já que o estímulo para emitir a nota fiscal também é uma forma de combate à sonegação”, observa. “Isso é ótimo, porque é a ação do indivíduo em prol da coletividade”.

Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar, lembra que o Menor Preço pode ser um aliado do consumidor também neste mês de Páscoa. “É um momento em que muitas pessoas procuram presentes para familiares e amigos. O app pode ajudar a comparar os preços de chocolates e fazer a melhor escolha”, complementa.

O Menor Preço é gratuito e pode ser baixado pela Play Store (para dispositivos Android) ou App Store (para iOS).

Redação

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

52 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

1 hora ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais