Paraná

Tamanduá-mirim encontrado no centro de Alto Piquiri é devolvido à natureza por técnicos do IAT

Técnicos do núcleo regional de Umuarama do Instituto Água e Terra (IAT), no Noroeste do Paraná, foram acionados na noite de quinta-feira (07) para resgatar um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) na região central de Alto Piquiri.

Após ouvirem latidos de cachorros na vizinhança por volta da meia-noite, os moradores acionaram o IAT para resgatar o animal que foi encontrado acuado, mas sem ferimentos. Ele passou por uma avaliação veterinária no Escritório Regional do IAT na manhã desta sexta-feira (08) e foi devolvido à natureza.

“Esses animais são atraídos para as lavouras em busca de formigas para se alimentar e acabam entrando no perímetro urbano. Mas não é comum isso acontecer”, afirmou o chefe do Escritório Regional de Umuarama do IAT, Luis Carlos Borges Cardoso.

Também chamado de tamanduá-de-colete devido à coloração amarela e pelos pretos que formam um desenho semelhante a um colete, o tamanduá-mirim é um animal característico do Noroeste paranaense. Se alimenta, principalmente, de formigas e cupins e mede entre 93 cm a 1,5 m de comprimento com a cauda.

COMO AJUDAR

Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Agência Estadual

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

5 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

5 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

6 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

6 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

7 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais