Saúde

Mês de março terá de ações sobre a prevenção da tuberculose em Umuarama

Março é o mês de conscientização e prevenção da tuberculose e em Umuarama o Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial a fim de ampliar a discussão sobre a doença, para conhecimento da população. Estão previstas palestras para idosos, trabalhadores de uma grande empresa da cidade, dependentes químicos em tratamento e estudantes do curso de medicina.

A programação foi aberta nesta quarta-feira (6), às 14h, no salão de eventos o Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama) com um público aproximado de 40 idosos. A palestra sobre tuberculose foi ministrada pelo médico clínico geral Celso Gomes, junto com a psicóloga Lucineia Ceolin e a estagiária de psicologia Lorena Ruiz.

Na próxima segunda-feira (11), a doença será abordada pela enfermeira Iolanda Yoko Tominaga e pela estagiária de enfermagem Ani C. De Lima junto aos operários do abatedouro de frango da Levo Alimentos em dois horários: às 10h e também às 17h. No dia 14, o médico Celso Gomes falará a usuários de substâncias químicas e álcool no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps – AD) a partir das 8h30, ao lado da psicóloga Lucineia Ceolin e da estagiária Lorena Ruiz.

“Por fim teremos dois momentos com alunos do 2º ano de medicina da Universidade Paranaense (Unipar) nos dias 19 e 25 deste mês, na sala de telemedicina da instituição. O objetivo despertar a atenção da população em geral para a tuberculose, orientar sobre os cuidados preventivos e sobre a importância do diagnóstico precoce, que possibilita a cura em quase 100% dos casos”, explicou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.

Nas palestras, a equipe do ambulatório também informa a população sobre a gratuidade do tratamento, os meios de acesso e a importância do acompanhamento com a equipe da Saúde Municipal. “É importante tomar a medicação corretamente e evitar o contágio para os demais familiares. Apesar de todos os recursos disponíveis, ainda temos casos da doença em nossa cidade por falta de informação e de diagnóstico precoce”, completou o secretário municipal da Saúde, Edson Souza.

(Asseessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

8 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

35 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

51 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais