Umuarama

Após cinco anos da última edição, Paixão de Cristo volta a ser realizada no Morro da Sanepar

Depois de cinco anos da última edição no Morro da Sanepar, o espetáculo da Paixão de Cristo volta a ser encenado no local. A última encenação havia acontecido em 2019, antes da pandemia. Nos anos de 2022 e 2023, a encenação foi realizada no estacionamento da Igreja Matriz São Francisco de Assis.

Neste ano, a previsão é de que cerca de 250 pessoas, entre atores amadores e figurantes, participem do Espetáculo que tem duração de 1h30. Os ensaios terão início neste domingo (3) e deverão ser realizados a partir das 16h. Quem quiser participar poderá ir neste dia, a partir das 14h.

“Os papéis principais já estão definidos, serão atores e atrizes dos grupos da nossa e de outras paróquias e também do grupo de teatro São Francisco de Assis, mas ainda existem papéis disponíveis para quem quiser participar como figurante”, afirma o assessor de comunicação da paróquia São Francisco de Assis, João Paulo Topan Junqueira.

Segundo João Paulo, para este ano, será praticamente um novo espetáculo por conta da mudança de lado no morro onde o espetáculo é realizado. “Estamos preparando a questão da ambientalização, porque como trocou o lado, será tudo novo, diferente dos outros anos em que foi realizado lá. Então, para quem estiver assistindo, também será uma coisa nova ver a encenação daquela direção”, argumentou.

Todos os anos, a apresentação leva milhares de pessoas para o local. Além das famílias, muitos curiosos e visitantes vão acompanhar a encenação, que mesmo feita por atores amadores, tem se tornado mais bela e profissional a cada ano.

“Nós que fazemos teatro amador, temos essa distinção sobre teatro profissional. E essa mensagem da Sexta-feira Santa é representativa porque mostra que Jesus morreu por nós, e no espetáculo da Sexta-feira Santa, comemoramos também a sua ressurreição”, afirma e completa. “É um momento de fé que recordamos a paixão e todo o sofrimento de Cristo, que se fez homem como nós e depois se entregou na cruz para pagar nossos pecados”, finalizou.

A encenação acontecerá na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, às 19h. Além do espetáculo, também haverá outros momentos de fé e celebração. Quem for acompanhar deve levar um banquinho para sentar, uma vela e, se desejar, um quilo de alimento não perecível, que será doado a famílias carentes atendidas pelas pastorais da igreja.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

15 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais