Brasil

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro.

A norma proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar ou favorecer candidaturas. A restrição do uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais também foi aprovada. 

O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

Os ministros também aprovaram na sessão desta noite diversas resoluções que vão balizar o pleito deste ano.

Redes sociais

Para combater a desinformação durante a campanha, o TSE vai determinar que as redes sociais deverão tomar medidas para impedir ou diminuir a circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados. As plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.

Armas

O TSE voltou a proibir o transporte de armas e munições no dia das eleições municipais de outubro. A restrição foi adotada na disputa presidencial em 2022 e será inserida na norma geral do pleito deste ano.

Conforme a medida, quem tem porte não poderá circular nas ruas com armas e munições entre as 48 horas que antecedem o dia do primeiro ou segundo turnos e nas 24 horas posteriores.

Transporte gratuito

Em outra resolução aprovada, o TSE garantiu que os municípios deverão disponibilizar transporte público gratuito no dia do primeiro e segundo turnos.

Artistas

Após limitações da liberdade de expressão nas eleições passadas, os ministros decidiram que artistas e influenciadores poderão demostrar apoio a candidatos durante suas apresentações, desde que as manifestações sejam de forma voluntária e gratuita.

Fundo de Campanha

Sobre o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), os partidos deverão informar em suas páginas na internet o valor total recebido dos cofres públicos e os critérios adotados para distribuir as quantias para os candidatos

Agência Brasil

Recent Posts

Batida empurra caminhão contra fachada de panificadora no Alto São Francisco, em Umuarama

Acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (1º), na Praça Alto São Francisco; motorista de 32…

23 minutos ago

Homem é preso com objetos furtados anunciados nas redes em Umuarama

PM chegou ao suspeito após denúncias sobre a venda de produtos furtados de construções; bicicleta…

48 minutos ago

Colisão entre veículos deixa motorista ferido na PR-082 em Ivaté

Acidente envolvendo dois carros e um reboque aconteceu na noite de quarta-feira (30), durante chuva…

1 hora ago

PM flagra jovem sem CNH cortando giro na avenida Londrina e apreende moto

Uma moto pilotada por um jovem de 22 anos sem CNH acabou apreendida pela Polícia…

10 horas ago

Setembro Amarelo: projeto da ARA usa contos e metáforas para tratar saúde mental

Em alusão ao setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção do sofrimento psíquico, a…

10 horas ago

PM encaminha jovem por empinar moto perto de escola em Alto Piquiri

A atitude imprudente de empinar a moto perto de uma escola municipal mobilizou a Polícia…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais