Umuarama

Cibax elege Pozzobom como presidente com mandato até o final de 2024

O prefeito Celso Pozzobom foi eleito nesta sexta-feira (23) o novo presidente do Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade das Bacias dos rios Xambrê e Piquiri (Cibax), tendo como vice o prefeito de Cafezal do Sul, Mario Junio Kazuo da Silva. A eleição ocorreu por aclamação, durante assembleia extraordinária, e o mandato da nova diretoria será de um ano.

A reunião foi aberta pelo atual presidente, o prefeito de Perobal, Almir de Almeida, que estava encerrando o mandato. “Parabenizo o prefeito Celso pela eleição. Agora vamos repassar a situação do Cibax e as demandas que estão em curso e tenho certeza que ele fará um bom trabalho”, disse. Ele também realizou uma breve prestação de contas, apresentando aos prefeitos membros as despesas com serviços e manutenção da frota de equipamentos.

O consórcio administra uma patrulha mecanizada, formada por caminhões, patrolas, pás carregadeiras e rolos compactadores, entre outros, que é utilizada para conservação e revitalização de estradas não pavimentadas nos municípios membros. O município onde o serviço é realizado participa com o abastecimento dos veículos e um reforço na equipe de operadores.

Composto por Cafezal do Sul, Francisco Alves, Iporã, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê, o Cibax existe desde 2001 e representa essas cidades em assuntos de interesse comum, junto aos governos federal e estadual. Mais três cidades da região aderiram ao consórcio recentemente – Cruzeiro do Oeste, Mariluz e Alto Piquiri – por conta da necessidade de serviços.

A frota também foi ampliada, com a aquisição de um caminhão de micropavimentação e dois veículos de passeio. “O objetivo do consórcio é planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à conservação e recuperação dos ecossistemas associados às bacias dos rios Xambrê e Piquiri, que têm grande impacto nos nossos municípios”, lembrou Pozzobom.

Outro tema discutido na reunião foi a participação dos municípios no programa Itaipu Mais que Energia, ao qual cada cidade apresentou seus projetos e aguarda a liberação de recursos da empresa binacional para obras, serviços e instalação de usinas fotovoltaicas. O prefeito de Umuarama participou da reunião acompanhado pelos secretários da Agricultura, João Megda, e dos Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

23 minutos ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

40 minutos ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

1 hora ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

1 hora ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

2 horas ago

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais