Foto: Danilo Martins/OBemdito
O CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) realiza no próximo dia 5 de março o lançamento oficial da Campanha Fica Leão com o objetivo de incentivar a sociedade a destinar parte do IR (Imposto de Renda) para entidades ligadas que atendem crianças, adolescentes e idosos.
Pela legislação atual, todos os contribuintes que fazem a declaração de imposto de renda no modelo completo podem fazer a destinação de 3% para o Fundo da Criança e Adolescente e 3% para o Fundo do Idoso de Umuarama. A base de cálculo para a destinação é o Imposto Devido e a destinação pode ser feita na própria declaração.
“É importante porque quando o contribuinte deve ao fisco, ele precisa fazer o pagamento de qualquer maneira. Com a doação, ele tem a possibilidade de deixar esse dinheiro aqui em Umuarama. Quando ele não faz, esse dinheiro vai para Brasília e fica lá”, afirma Ivo Galdino, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Segundo dados do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama), no ano de 2022, 6.500 contribuintes fizeram declaração no modelo completo no município, mas somente 198 fizeram a destinação, que totalizou R$ 230 mil para os dois fundos. Em 2023, após uma Campanha do Conselho, dos 7.200 contribuintes que fizeram a declaração completa, 410 fizeram a destinação, o que totalizou R$ 530 mil para os dois fundos.
“Neste ano estamos iniciando uma campanha para que também os nossos contribuintes que vão fazer a declaração no modelo completo possam fazer a destinação. Então convidamos todos os contribuintes para que neste ano conversem com os seus contadores para que possam fazer a destinação. Os nossos idosos e nossas crianças de Umuarama agradecerão essa destinação”, destacou Francisco Bosch, que é membro da Câmara Técnica de Assuntos Comunitários.
Para fazer a destinação é fácil. Basta o contribuinte manifestar o interesse para o seu contador, que ele fará a destinação. Neste ano, as declarações serão realizadas no período de 15 de março a 31 de maio.
Apesar das destinações ainda serem tímidas, os valores arrecadados já resultaram em diversos projetos de atenção a crianças e adolescentes. Em uma das ações realizadas, o CMDCA usou parte dos recursos para pagar um cursinho preparatório para 80 alunos da rede pública que não tinham condições de pagar pelos estudos.
“Para aqueles alunos que estavam fazendo o cursinho, uma faculdade de Umuarama fez um concurso de bolsas e alguns deles passaram a fazer faculdade, algo que seria impossível se não fosse a destinação dos recursos do imposto de renda”, contou o presidente do CMDCA.
E completou: “Também ajudamos uma equipe de atletas que participou de um campeonato de jiu-jitsu em São Paulo. Os alunos foram para lá e voltaram medalhistas e com os troféus de campeões”.
O lançamento da campanha acontecerá no próximo dia 5 de março no Centro de Eventos Alexandre Ceranto com a presença de diversas entidades e de representantes da sociedade civil organizada.
Além do CDU, a Campanha Fica Leão também conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Assistência e Indústria e Comércio; Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Sindicato dos Contabilistas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Casa dos Conselhos.
O que: Campanha Fica Leão
Quando: 05 de março
Onde: Centro de Eventos Alexandre Ceranto
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais