Brasil

Polícia Civil indicia Jair Renan por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) confirmou, nesta quinta-feira (15), a conclusão do inquérito vinculado à Operação Nexum, deflagrada em agosto do ano passado, para investigar um possível esquema de fraudes, estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. O caso envolve Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o seu instrutor de tiro, Maciel Alves.  

De acordo com a PCDF, ao final da investigação, cujos detalhes estão sob sigilo, tanto Jair Renan quanto Maciel Alves foram formalmente acusados pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. O relatório final da investigação foi encaminhado ao Poder Judiciário no dia 8 de fevereiro, informou a corporação. Agora, cabe ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) analisar o caso e decidir se oferece denúncia contra ambos para que se instaure um processo penal na Justiça.

Ainda no ano passado, foi realizada uma operação policial de busca e apreensão contra os acusados. O inquérito apontava, de acordo com os investigadores, “para a existência de uma associação criminosa cuja estratégia para obter indevida vantagem econômica passa pela inserção de um terceiro, ‘testa de ferro’ ou ‘laranja’, para se ocultar o verdadeiro proprietário das empresas de fachada ou empresas ‘fantasmas’, utilizadas pelo alvo principal e seus comparsas”. A Operação Nexum foi conduzida pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil do DF.

O advogado Admar Gonzaga, responsável pela defesa de Jair Renan, que disse não ter nada a declarar sobre o caso, no momento. Já defesa de Maciel Alves não foi localizada.  

Agência Brasil

Recent Posts

Ponte Ayrton Senna terá bloqueios para obras na BR-163 em Guaíra; veja horários

A Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, terá bloqueios temporários na BR-163 para serviços de recuperação…

21 minutos ago

Vídeo: perseguição a caminhão mobiliza nove viaturas e percorre ruas de Cascavel

Imagens da perseguição policial a um caminhão em Cascavel mostram a movimentação de viaturas durante…

36 minutos ago

Produtores rurais cobram a Copel em Umuarama e Sindicato ameaça ir à Justiça por falta de energia

A falta de energia elétrica em propriedades rurais do Noroeste do Paraná levou produtores a…

50 minutos ago

Escritora promove oficina sobre literatura, imaginação e neurodiversidade em Umuarama

A escritora Jennyfer Stopa de Araujo participará de uma oficina literária e educativa na Fundação…

1 hora ago

Cavalos dormem em pé: como o corpo mantém o equilíbrio

Cavalos dormem em pé porque possuem adaptações anatômicas que permitem bloquear articulações e manter a…

2 horas ago

Idoso de 83 anos é preso suspeito de abusar sexualmente da própria neta no Paraná

Um homem de 83 anos foi preso preventivamente na terça-feira (13), em Apucarana, no norte…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais