Umuarama

Alunos do ensino técnico do Colégio Pedro II aprendem sobre neuromarketing

Alunos do curso técnico de marketing do Colégio Pedro II foram recepcionados no início de mais um ano letivo, na manhã desta segunda-feira (5), com uma palestra sobre neuromarketing. A apresentação, bastante dinâmica e repleta de insights criativos, foi feita pelo jornalista e publicitário Leonardo Revesso, diretor da agência Salla e do portal OBemdito.

Neuromarketing é o uso de técnicas da neurociência para entender como o cérebro humano responde a estímulos relacionados a produtos, marcas e publicidade. Isso envolve a análise de padrões cerebrais, respostas emocionais e comportamentais para compreender melhor o que atrai e motiva as pessoas a tomar decisões de compra. 

As pesquisas são feitas com os mesmos equipamentos usados em exames de diagnóstico por imagem, voltados à captar ondas cerebrais, cardíacas, movimento ocular (pupilometria) e resposta de suor (sudorese), entre outros.

A importância do neuromarketing está em permitir que as empresas compreendam mais profundamente as preferências e reações dos consumidores. “Ao entender como o cérebro responde a estímulos específicos, as empresas podem ajustar suas estratégias de marketing para criar campanhas mais eficazes, produtos mais atraentes e experiências mais impactantes para os consumidores. Isso ajuda a otimizar as estratégias de marketing, aumentando a probabilidade de sucesso nos esforços de vendas e construção de marca”, disse Revesso.

Segundo ele, nos últimos 10 anos descobrimos mais sobre o cérebro do que em toda a história da humanidade. “E essa busca por conhecimento sobre esse órgão complexo e fantástico está apenas começando”, afirmou o profissional, que também é professor da UniAlfa (Faculdade Alfa de Umuarama), na área de inovação e criatividade em marketing. Este ano, a instituição de ensino superior passará a oferecer também a disciplina de neuromarkerting, colocando-se entre os programas mais atualizados do país.

“O mais interessante do neuromarketing é que ele vem para derrubar os achismos, que por décadas deram as cartas nas ações de vendas e foram responsáveis por muito dinheiro jogado fora. Entender de cérebro significa errar menos e otimizar investimentos. O que mais me entusiasma é que os recursos de pesquisa estão ficando cada vez mais acessíveis e já podemos aplicar uma parte deles em pequenas empresas, seja na publicidade, no ambiente da loja ou nos argumentos da equipe de vendas”, destacou o palestrante.

 “Estar hoje, aqui, no Pedro II, é motivo de muita alegria para mim. Foi aluno desta instituição de ensino. Aqui tive grandes professores, que foram (e continuam sendo) fundamentais na minha trajetória profissional. Minha gratidão à professora Tatiane Barros Nunes pelo convite”.

Redação

Recent Posts

Situação de violência doméstica resulta em confronto com a PM e suspeito morto

Um confronto com a Polícia Militar (PM) terminou com a morte de um homem na…

12 minutos ago

Filha encontra o pai morto a facadas e suspeitos são encaminhados à delegacia

Uma filha encontrou o pai morto a facadas na madrugada de domingo (18) no município…

34 minutos ago

Criança fica presa dentro de carro por cerca de 30 minutos em Umuarama

Uma criança de 1 ano e 4 meses ficou presa dentro de um carro por…

1 hora ago

Previsão do tempo aponta semana sem chuva e aumento na temperatura em Umuarama

A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…

1 hora ago

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde do domingo (18) após agredir a…

2 horas ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais