Os rumos da educação brasileira foram discutidos durante esta semana em Brasília (DF), com a realização da Conae (Conferência Nacional de Educação) 2024, com a participação de mais de 2,5 mil educadores de todo Brasil.
A secretária municipal de Educação de Umuarama, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, e a diretora de Educação, Elisângela dos Reis, foram como delegadas na composição da comissão de 60 representantes do Paraná. Elas foram eleitas durante a Conferência Estadual realizada em Curitiba no final de novembro de 2023.
Mauriza define o Conae como “um momento democrático, que possibilitou um amplo debate para construção do texto base para o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) e posteriormente para os Planos Estaduais e Municipais de Educação”.
Participar deste momento histórico, segundo ela, “foi importante para nos informar e nos conscientizar da importância de projetarmos, para os próximos 10 anos, políticas públicas concretas e permanentes que garantam uma educação pública de qualidade e acessível a todos os umuaramenses”, definiu.
A Conae foi promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e conduzida pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, representantes da sociedade civil, de vários segmentos educacionais e setores sociais, além de entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público.
“Os temas foram abrangentes, porém voltados ao aperfeiçoamento da educação como um direito humano, começando pela valorização do professor. Estamos, conforme indicamos nas etapas regional e estadual, defendendo as etapas da Educação Básica, que trabalhamos em Umuarama”, afirmou.
Mauriza e Elisângela estavam acompanhadas da pedagoga umuaramense Bruna Caroline Braga Dias, da Escola Bilíngue Anne Sullivan, mantida pela Assumu (Associação de Surdos de Umuarama), representando a comunidade surda da região da Amerios.
“Fomos eleitas como delegadas na etapa regional, que foi em Umuarama e reuniu os 19 municípios do NRE local. Depois fomos para a etapa estadual, em Curitiba, e lá tivemos a honra de sermos eleitas para vir representando o segmento da Educação Básica como delegadas na etapa nacional, fato que nos deixa muito honradas poder discutir o futuro da educação para a próxima década”, declarou.
A Conae teve como tema o Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
“A conferência deste ano debateu também os problemas e as necessidades educacionais do PNE em vigor e nossa expectativa é de resultados de proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias, com planos que incrementem a educação nos municípios”, resumiu Mauriza.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais