Cotidiano

Após 31 anos, ossada de menino desaparecido em Maringá é identificada pela Polícia Civil

A angústia que perdurava por mais de três décadas na família de José Carlos dos Santos, desaparecido aos 12 anos em 1992, em Maringá, no Norte, cedeu lugar a um alívio misturado com a justificada revolta. A Polícia Civil do Paraná confirmou, recentemente, que os restos mortais encontrados na mesma época e região do desaparecimento pertencem ao jovem.

A revelação foi feita pela delegada Patrícia Conceição Nobre Paz, titular do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas do Paraná (Sicride), em reportagem veiculada pela RICtv Maringá em 24 de janeiro. O Sicride, instaurado em 1995, surge como resposta aos diversos casos de desaparecimentos infantis no estado, como os de Leandro Bossi e Evandro Ramos Caetano em 1992, em Guaratuba.

Patrícia Conceição esclareceu que, na época, não havia os recursos de investigação disponíveis atualmente. A identificação dos restos mortais de José Carlos foi realizada por meio de exames de DNA, utilizando um programa conjunto do Governo Federal e Estadual.

“A ossada encontrada no Instituto Médico Legal em 1992, alguns meses após o desaparecimento, teve sua identificação comprometida pela falta de tecnologia na época. Com os avanços proporcionados por um projeto conjunto do Governo do Estado, Polícia Científica e Governo Federal, foi possível, neste ano, confirmar a compatibilidade do DNA da ossada com o de José Carlos. Assim, encerramos a incerteza sobre o paradeiro do jovem”, afirmou a delegada.

José Carlos do Santos desapareceu no dia 3 de março de 1992. A última vez em que foi visto estava saindo de casa, na Rua Grande do Norte, no Jardim Alvorada. Os restos mortais foram encontrados em um fundo de vale no bairro, meses depois. Desde então, eram mantidos guardados no Instituto Médico Legal (IML) de Maringá.

OBemditro com GMC Online

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

9 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

10 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

11 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

12 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

12 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais