Umuarama

Postos de saúde do Jardim Lisboa e Parque Jabuticabeiras passam a ter farmácias

Usuários das unidades de saúde do Jardim Lisboa e do Parque Jabuticabeiras comemoram a instalação do serviço farmacêutico, em uma ação que vai beneficiar mais de 7 mil usuários cadastrados (sem contar os familiares, agregados e não-cadastrados). O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, destacou que as duas UBSs conquistaram o devido registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) nesta semana.

A farmacêutica Camila Bertolin de Oliveira, coordenadora da Central Farmacêutica, comentou que Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a ter agora em sua estrutura 21 farmácias à disposição da população nas UBS nos bairros, distritos e na própria Central Farmacêutica.

“Estamos sempre trabalhando para oferecer mais comodidade aos pacientes, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), garantindo o acesso a medicamentos de qualidade, contribuindo para o uso racional e acompanhando o paciente para que ele seja o principal beneficiário”, indica.

As unidades farmacêuticas dispensam, entre outros, medicamentos básicos, antibióticos e psicotrópicos, antieméticos, antitérmicos, antialérgico e expectorantes. “A UBS é a principal porta de entrada para o sistema de saúde e deve funcionar em conformidade com as normas ditadas pelo Ministério da Saúde. Desta forma, todas elas devem, necessariamente, possuir um profissional farmacêutico durante todo o tempo de atendimento ao cidadão, trabalhando na gestão clínica dos medicamentos do paciente”, explicou a enfermeira Leia Inês de Andrade Silva, coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS) em Umuarama.

A Assistência Farmacêutica, como explica Camila Bertolin de Oliveira, consiste em um conjunto de ações relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional.

“Tendo a farmácia na própria unidade de saúde, a realidade da vida dos moradores é completamente diferente, com muito mais atenção e praticidade, pois não terá de se deslocar a outra unidade de saúde e tampouco vir até a Central Farmacêutica”, pontuou.

A maioria das 21 unidades de saúde oferece o serviço de entrega de medicamentos à população apenas em meio período e a Divisão de Assistência Farmacêutica destaca que a unidade do Lisboa vai oferecer atendimento de manhã, das 7h às 11h30, e a unidade Jabuticabeiras no período da tarde, das 13h30 às 17h. “Para retirar medicamentos basta dirigir-se à UBS levando a receita médica e o Cartão SUS do paciente”, explica.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

33 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

45 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais