Paraná

Ganhando o Mundo: alunos do NRE de Umuarama embarcam nesta quinta para a Austrália

Os primeiros sete alunos de colégios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama, que foram selecionados no ano passado para o Programa Ganhando o Mundo, estão embarcando nesta quinta-feira (25) com destino à Austrália.

Os estudantes, que são dos municípios de Umuarama, Icaraíma, Alto Paraíso, Iporã e Alto Piquiri, irão passar seis meses no país continental, cercado pelos oceanos Índico e Pacífico. Eles deixaram suas cidades nesta madrugada com destino a Curitiba.

Acompanhados pela professora Rosa Mônica Matias, técnica pedagógica responsável pelo programa na área de atuação do NRE de Umuarama, eles irão de avião para o país escolhido. “Eles estão bastante ansiosos e cheios de expectativas. É um momento muito emocionante ver os alunos e as famílias se despedindo. Imagino que seja paradoxal, um tipo de ir querendo ficar, um deixar querendo estar junto”, afirmou a professora a OBemdito.

Além deste grupo, outros dois deverão viajar com destinos diferentes nos próximos dias. No domingo (28), é a vez dos alunos que vão para o Canadá. Ao todo, serão 9 estudantes das cidades de Umuarama, Maria Helena, Nova Olímpia, Icaraíma, Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Piquiri.

Entre os intercambistas está a aluna do Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen, de Altônia, Letícia Sassi Ramiro. Nesta manhã, OBemdito conversou com a mãe da intercambista, Adrieli Sassi, que contou um pouco sobre a história de dedicação da filha aos estudos e a expectativa quanto à viagem.

Depois do embarque deste domingo, o próximo acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro quando mais um grupo de alunos viaja com destino à Nova Zelândia. O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino.

O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná. Ao todo, mil alunos do estado foram selecionados para participar do intercâmbio

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

48 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais