Umuarama

Acampamento de indígenas ao lado do Terminal Urbano de Umuarama gera debates

Um grupo de 18 indígenas está acampado desde a última segunda-feira (22) ao lado da rampa de acesso ao terminal urbano de Umuarama. Os indígenas, na maioria crianças e jovens, são da aldeia Rio das Cobras, de Nova Laranjeiras. O grupo também é formado por homens e mulheres de idade média.

Além de chamar a atenção de quem passar pelo local, o acampamento provisório montado com lâmina de compensado e lonas também tem atrapalhado os usuários que acessam o terminal para pegar o transporte coletivo urbano. A grande maioria reclama do lixo espalhado no ambiente e também do assédio por pedidos de esmola.

A situação é acompanhada pelo município através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no entanto, não há muito o que fazer. Até o ano passado, os indígenas necessitavam de uma autorização do cacique da aldeia para montar acampamento no local, já que existia um acordo com a Prefeitura, medida que foi revogada por um procurador da Justiça Federal.

“O Centro Pop acompanha os grupos que chegam, faz abordagens e oferece os mesmos serviços que são ofertados para os moradores de rua. Além do kit higiene, a entidade também oferece o café da manhã e da tarde, banho, documentação e encaminhamentos na área de saúde”, explica a Secretária de Assistência Social de Umuarama, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi.

Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito

Na tarde desta terça-feira (23), OBemdito esteve no local e constatou a situação. Além do acampamento, ao lado do terminal, colchões e outros objetos foram flagrados dentro do espaço destinado aos usuários do transporte coletivo urbano.

Os acampamentos de indígenas em Umuarama não são uma situação de agora. A questão já foi tratada várias vezes entre o município, Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria Pública da União e do Estado, e entidades ligadas ao bem-estar social.

Apesar da situação, principalmente de degradação humana e social, os indígenas não podem ser retirados do local. Por pertencerem aos povos originários, eles são regidos por uma legislação específica, através da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Criado em 1967, o órgão é vinculado ao Ministério dos Povos Indígenas e tem por finalidade coordenar e executar as políticas indigenistas do Governo federal, protegendo e promovendo os direitos dos povos indígenas.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais