Umuarama

Prefeitura de Umuarama divulga edital com valores das taxas municipais para 2024

Cerca de 600 contribuintes que fazem parte do Cadastro Econômico do Município de Umuarama, já podem acessar o site da Prefeitura para saber qual o valor devido referente a taxas do exercício 2024. O Edital 22/2024 traz os valores da Taxa de Licença para Localização de Estabelecimentos de Produção, Comércio, Indústria, Serviços e Outras Atividades (TF); da Taxa de Vigilância Sanitária (TV) e da Taxa de Licenciamento Ambiental (AMB), incidentes sobre estabelecimentos comerciais, comércio e prestação de serviço de pessoas físicas ou jurídicas.

O secretário de Fazenda, Marcos Navarro, comunica que a Prefeitura utiliza a forma de publicação de Edital digital porque é inviável para a administração municipal notificar um por um dos devedores, tanto por uma questão financeira, quanto operacional. “Se a notificação fosse por Correio, seria preciso pegar a assinatura do devedor – não pode ser de funcionários ou familiares. Isso demandaria gasto de tempo e dinheiro. Por isso a legislação prevê essa possibilidade de disponibilizar a Notificação por meio digital”, explicou.

O caminho para saber o valor devido por cada contribuinte é simples, como detalha Navarro. “Primeiro ele entra no site da Prefeitura, no endereço https://umuarama.pr.gov.br. Depois ele clica no ícone ‘Serviços para Empresas’; depois em ‘Tributos’ e finalmente vai encontrar o ícone “Edital – Taxas Municipais 2024’. Claro, estamos à disposição para ajudar o contribuinte, administrador ou contador que tiver qualquer dificuldade em realizar o trabalho”, afirmou.

No Edital é possível ver com detalhes todos os detalhes da legislação sobre essas taxas e os dados para realizar o pagamento. “O contribuinte pode optar pelo pagamento em cota única, com vencimento até o dia 1° de abril, ou em três parcelas mensais consecutivas, com vencimentos em 1° de abril, 1° de maio e 1° de junho. O não pagamento implica em penalidades tributárias cabíveis, além das medidas administrativas de cobrança”, ressalta.

Os tributos deverão ser pagos até a data do vencimento por meio do Documento de Arrecadação Municipal – DAM, que será entregue diretamente no endereço do estabelecimento de acordo com as informações constantes no cadastro municipal. “O DAM também poderá ser emitido no site da prefeitura ou solicitado na Secretaria Municipal de Fazenda”, informa Navarro.

Edital 22/2024 –Clique aqui.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

51 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais