Umuarama

Projeto promove a soltura de 12 mil alevinos de piauçu, curimba e lambari no Lago Aratimbó

A Prefeitura de Umuarama iniciou na manhã desta quarta-feira (17) um Projeto Piloto de Reestruturação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com exclusividade para o Lago Aratimbó, principal cartão-postal de Umuarama, com apoio do escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra).

Para marcar a abertura dos trabalhos, foi realizada a soltura de 12 mil alevinos de piauçu, curimba e lambari. O prefeito Celso Pozzobom convidou representantes da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) de Umuarama, entidade que, segundo ele, será uma espécie de madrinha do projeto.

“O garoto Arthur Manoel Andrade Silva representou muito bem o tom que queremos dar a este projeto: a renovação e o cuidado com a vida, protegendo nascentes e preparando um futuro mais bonito para toda a população”, analisou Pozzobom.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, detalha que o projeto envolve várias fases e ações. “Em primeiro lugar vamos realizar alguns levantamentos técnico-profissionais da qualidade do lixo que vai para o lago, análise físico-química da água, mapeamento das nascentes, recuperação de todo entorno local, plantio de plantas aquáticas com capacidade despoluidora, construção de duas grandes ecobarreiras e reflorestamento, entre outras intervenções”, explica.

A soltura de alevinos, segundo Sucupira, servirá para que, dentro de mais alguns dias, os técnicos possam analisar a qualidade do peixe existente no lago. “A pesca não será proibida – ela continua liberada nos finais de semana –, mas vamos pedir aos frequentadores que, se acaso pescarem peixes muito pequenos, que façam a devolução ao lago, tomando todo o cuidado, pois precisamos que esses peixes cresçam para podermos fazer as devidas análises (sensoriais, químicas e microbiológicas). E o Arthur, junto de outras crianças da AMA, serão os representantes da qualidade das vidas existentes no Lago Aratimbó”, definiu.

As atividades de revitalização do lago começam nos próximos dias e, esta primeira parte do projeto, já deve ficar pronta na segunda quinzena de fevereiro. “Mas nós temos um apelo para fazer à população: nos ajude a cuidar do lago. Não jogue lixo nos bueiros, nas ruas, nas calçadas, no entorno do lago, enfim, é fundamental que tenhamos essa consciência ambiental. O ideal é que todos sejamos fiscais e tenhamos essa cultura de proteger e preservar aquilo que é nosso”, observou o secretário.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Prazo de inscrição no PSS da Educação para rede estadual termina nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR) prorrogou as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado…

10 horas ago

Prefeitura autoriza PSS em Umuarama com 5 vagas e salários de até R$ 5.130,62

A Prefeitura de Umuarama autorizou a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação…

11 horas ago

Umuarama: Vídeo mostra condutor atropelando menino, dois cães e fugindo sem prestar socorro

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o condutor de…

12 horas ago

Por que “todo mundo” está alérgico? O que a ciência diz sobre o boom das alergias

Dados alarmantes mostram que 1 bilhão de pessoas sofrem com alergias no mundo. Especialista explica…

12 horas ago

Vítimas decidem representar contra suspeito de ameaças em Umuarama

A Polícia Militar atendeu, com apoio do Samu, uma ocorrência de ameaça na manhã desta…

12 horas ago

Colisão traseira entre Jeep Compass e Honda Biz deixa jovem ferido em Umuarama

Uma colisão traseira envolvendo um Jeep Compass e uma Honda Biz deixou um jovem de…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais