Umuarama

Projeto promove a soltura de 12 mil alevinos de piauçu, curimba e lambari no Lago Aratimbó

A Prefeitura de Umuarama iniciou na manhã desta quarta-feira (17) um Projeto Piloto de Reestruturação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com exclusividade para o Lago Aratimbó, principal cartão-postal de Umuarama, com apoio do escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra).

Para marcar a abertura dos trabalhos, foi realizada a soltura de 12 mil alevinos de piauçu, curimba e lambari. O prefeito Celso Pozzobom convidou representantes da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) de Umuarama, entidade que, segundo ele, será uma espécie de madrinha do projeto.

“O garoto Arthur Manoel Andrade Silva representou muito bem o tom que queremos dar a este projeto: a renovação e o cuidado com a vida, protegendo nascentes e preparando um futuro mais bonito para toda a população”, analisou Pozzobom.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, detalha que o projeto envolve várias fases e ações. “Em primeiro lugar vamos realizar alguns levantamentos técnico-profissionais da qualidade do lixo que vai para o lago, análise físico-química da água, mapeamento das nascentes, recuperação de todo entorno local, plantio de plantas aquáticas com capacidade despoluidora, construção de duas grandes ecobarreiras e reflorestamento, entre outras intervenções”, explica.

A soltura de alevinos, segundo Sucupira, servirá para que, dentro de mais alguns dias, os técnicos possam analisar a qualidade do peixe existente no lago. “A pesca não será proibida – ela continua liberada nos finais de semana –, mas vamos pedir aos frequentadores que, se acaso pescarem peixes muito pequenos, que façam a devolução ao lago, tomando todo o cuidado, pois precisamos que esses peixes cresçam para podermos fazer as devidas análises (sensoriais, químicas e microbiológicas). E o Arthur, junto de outras crianças da AMA, serão os representantes da qualidade das vidas existentes no Lago Aratimbó”, definiu.

As atividades de revitalização do lago começam nos próximos dias e, esta primeira parte do projeto, já deve ficar pronta na segunda quinzena de fevereiro. “Mas nós temos um apelo para fazer à população: nos ajude a cuidar do lago. Não jogue lixo nos bueiros, nas ruas, nas calçadas, no entorno do lago, enfim, é fundamental que tenhamos essa consciência ambiental. O ideal é que todos sejamos fiscais e tenhamos essa cultura de proteger e preservar aquilo que é nosso”, observou o secretário.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

11 minutos ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

50 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais