Umuarama

7ª Subdivisão de Polícia Civil elucida 75% dos homicídios dolosos consumados em 2023

A 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama divulgou um relatório sobre os homicídios dolosos consumados em sua área de abrangência. De acordo com as informações repassadas pelo delegado-chefe, Gabriel Menezes, em 2023 foram registrados 69 homicídios dolosos em toda a área da 7ª SDP.

Desse total, dois são feminicídios, sendo que um ocorreu em Umuarama e outro em Cruzeiro do Oeste. Os números estão distribuídos entre as comarcas da seguinte maneira:

O Departamento da Polícia Civil estabeleceu para a 7ª SDP, no ano de 2023, uma meta de elucidar 67% dos homicídios dolosos. Esse número foi escolhido porque foi o maior índice de elucidação pela circunscrição nos últimos quatro anos (2019-2022). Desta forma, o objetivo era de alcançar, no mínimo, o maior índice no comparativo com este lapso temporal.

Como resultado dos trabalhos desenvolvidos em 2023, a 7ª SDP elucidou 75% dos homicídios dolosos consumados, superando a meta estabelecida pelo Departamento da Polícia Civil, conforme gráfico abaixo:

Das elucidações, 42 crimes ocorreram em 2023 e foram esclarecidos no mesmo ano. Enquanto outros 10 crimes foram praticados em anos anteriores, mas foram elucidados no ano passados, conforme gráfico abaixo:

Delegacia de Umuarama

Na comarca de Umuarama, que envolve os municípios de Umuarama, Perobal, Maria Helena e Douradina, ocorreram 27 homicídios dolosos consumados.

Em relação às elucidações, a delegacia de Umuarama elucidou 29 homicídios dolosos consumados. Foram 22 crimes praticados em 2023 e 7 praticados em anos anteriores, mas solucionados em 2023.

O somatório de elucidação dos crimes praticados em 2023 e dos crimes praticados em anos anteriores, mas esclarecidos em 2023, representa um percentual de elucidação de 107%, já que dentro do mesmo período foram resolvidos mais crimes do que praticados.

A meta estipulada para a delegacia de Umuarama era de 94%, pois esse foi o melhor resultado atingido nos últimos quatro anos (2019-2022). Dessa forma, a unidade policial superou a meta de elucidações definida pelo Departamento da Polícia Civil.

Conforme o delegado-chefe, todos os dados acima citados foram extraídos de sistema oficial do Estado do Paraná, denominado Sistema de Controle de Ocorrências Letais (SCOL) e auditados pelo Departamento da Polícia Civil para confirmação quanto a real elucidação dos casos.

Gabriel Menezes informou que os resultados de elucidações obtidos pela delegacia de Umuarama é o maior já verificado em todo o histórico de registros do sistema SCOL para a comarca de Umuarama.

Em 2023, foram instaurados na área da 7ª SDP o total de 4.553 investigações policiais. Tratam-se de inquéritos policiais, medidas cautelares (pedidos de prisão, busca e apreensão, interceptação telefônica entre outros), medidas protetivas, procedimentos contra menores infratores e termos circunstanciados (infrações de menor potencial ofensivo).

Ainda segundo o delegado-chefe, os dados cartorários são de todas as delegacias da área da 7ª SDP, que abrange as comarcas de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Alto Piquiri, Iporã, Altônia, Xambrê, Pérola e Icaraíma.

Somente na comarca de Umuarama (Umuarama, Perobal, Maria Helena e Douradina) foram instauradas 1.143 investigações policiais.

Os dados acima foram extraídos de sistema oficial da Polícia Civil, denominado de Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônicos (PPJe).

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

17 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

48 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais