Foto: Assessoria PMU
Um dos mais tradicionais cerimônias de Umuarama, a Caminhada Ecológica chega a sua 22ª edição em 2024 com uma série de novidades. A começar pela rota, que este ano deverá deixar de ter a Estação de Captação da Sanepar, na Estrada Jaborandi, como ponto de chegada.
O horário para início do passeio ecológico também será antecipado para as 7h30 e a Comissão Organizadora trabalhará para oferecer a maior premiação da história do evento, que faz parte das comemorações do aniversário de Umuarama.
A coordenação da Caminha Ecológica é uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, Sanepar e Sesc. Em reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (15), a data para a realização do evento já foi definida: será no domingo 2 de junho.
“A Estação de Captação da Sanepar está passando por reformas e essas obras não ficarão prontas antes de junho. E na situação em que se encontra, não suportaria todo movimento de pessoas no local, que é uma área de proteção permanente”, observa o prefeito Celso Pozzobom.
Porém, Pozzobom tranquiliza os participantes com relação à nova rota e o novo destino. “Nossa cidade é riquíssima em atrativos naturais e, como a Caminha Ecológica é um evento que tem esse objetivo de reunir conscientização ambiental e atividade física, seguramente teremos outros caminhos muito interessantes para serem explorados. Dentro de mais alguns dias já iremos anunciar”, observa.
O trajeto tradicional – seguindo pela Estrada Jaborandi – tem extensão total de 7.700 metros e a nova rota deve seguir nesse padrão – talvez um pouco mais, segundo informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
“O recorde de público foi em 2023, quando pouco mais de 2 mil pessoas participaram. Porém, neste ano, vamos trabalhar muito para quebrar novamente esse recorde. E garantimos que, além da premiação, teremos novidades voltadas para o cunho ambiental”, afirmou.
Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, explica que a Caminhada Ecológica é um momento de união entre famílias e turmas de amigos, que andam juntos respirando ar puro e exercitando o corpo. “Nosso objetivo primordial é sempre chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação do meio ambiente e a valorização da natureza e da busca por mais qualidade de vida”, pontua.
Além da Secretaria de Meio Ambiente e do Sindicato dos Bancários, o evento tem apoio oficial do Sesc/Umuarama, da Sanepar, do Tiro de Guerra 05-012 e das secretarias municipais de Educação, Saúde e de Esporte e Lazer, além do Meio Ambiente.
“Também sempre temos todo respaldo da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e efetivo da Polícia Militar. E há espaços para mais parceiros e patrocinadores: basta entrar em contato com o Sindicato dos Bancários”, indica Fernanda.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais