Foto: Assessoria PMU
Umuarama perdeu nesta sexta-feira (15), um de seus mais ativos e destacados pioneiros: o empresário César Furlanetto. Ele havia completado 72 anos no dia 6 de junho e seu falecimento foi motivo de grande comoção na cidade, já que ele era bastante conhecido e atuante em diversos setores da sociedade, inclusive na realização de vídeos para a série ‘Histórias Que Eu Sei’, produzidos com apoio da administração municipal.
Furlanetto chegou a Umuarama com a família no início da década de 1960 e, apesar de ter passado algum tempo fora para estudar e trabalhar, nunca quis deixar a Capital da Amizade, onde tem uma legião de amigos e admiradores. De sorriso fácil e sempre determinado em produzir arte e cultura, sua maior paixão sempre foi a história – tanto as que ele contava, quanto as que ouvia e registrava em sua memória prodigiosa.
Ele possui um acervo de nada menos que 10.500 fotos (impressas e devidamente catalogadas em álbuns). “O César foi amigo de todos os prefeitos – desde o Walter Zanotto, que foi por indicação do governador Moisés Lupion, e Hênio Romagnolli, eleito por voto direto –, médicos, advogados, professores, fazendeiros, lideranças, enfim, era amigo de todos, sem distinção. Estava sempre disposto a uma boa prosa e disponível para contribuir com suas ideias e ideais de desenvolvimento da cidade”, comenta o prefeito Celso Pozzobom.
Entre os anos de 2005 e 2008, Furlanetto foi oficialmente um agente político, tendo sido nomeado secretário municipal de Gabinete no governo do prefeito Luiz Renato Ribeiro de Azevedo. Em 2006 ele comandou a Seraupa, autarquia que fazia parte da extinta Secretaria Municipal de Infraestrutura, sendo gestor administrativo do Pátio da Prefeitura.
A história de Umuarama sofre uma grande perda com morte de César Furlanetto, que deixa a esposa Nelsy, filhos, netos e bisnetos, além de uma legião de amigos e admiradores. Seus vídeos podem ser acessados no Facebook, em https://www.facebook.com/cesar.furlanetto. Seu sepultamento acontece às 17h30 desta sexta-feira (15).
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais