Umuarama

Hoje é o último dia para quitar débitos com a Prefeitura sem pagar juros e multas

A isenção de 100% nas taxas de juros e multas é o grande atrativo do Refis (Programa de Recuperação Fiscal), lançado pela Prefeitura de Umuarama e que termina no final da tarde desta sexta-feira (15). Podem ser pagos débitos tributários municipais diversos, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, e só têm direito à anistia aqueles que quitarem as dívidas à vista.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Marcos Navarro, a adesão ao programa de anistia foi boa e mais de mil contribuintes aproveitaram para acertar suas contas. “O destaque ficou por conta dos pagamentos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) gerados até 31 de dezembro de 2022. Mas também podem ser pagos débitos de tributos, parcelamentos, dívidas ativas, contribuição de melhoria e outras taxas”, detalha, reforçando que não podem ser negociados débitos gerados após 1° de janeiro de 2023.

Para adesão ao programa, o contribuinte deverá apresentar comprovante de endereço (com no máximo três meses), CPF e RG do titular do cadastro (se pessoa física), ou documentos pessoais do sócio-administrador e contrato social/estatuto (se pessoa jurídica). “A adesão ao Refis deve ser feita na Divisão de Dívida Ativa e pode ser que, dependendo do caso, outros documentos poderão ser exigidos pela Secretaria da Fazenda”, alerta Navarro.

Ele indica ainda que o contribuinte que já possui parcelamento ou reparcelamento, poderá incluir no Refis apenas os saldos em atraso. “Após o pagamento, as execuções fiscais serão extintas. A lei não autoriza a restituição ou compensação de importâncias já recolhidas e o Refis não inclui débitos do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que tem regras específicas e pode ser negociado até dia 27 de dezembro”, frisa o secretário.

O prefeito Celso Pozzobom comemora os resultados obtidos até o momento, destacando que o objetivo do programa é exatamente reduzir os créditos da dívida ativa municipal, em atendimento a pedidos feitos a ele pela população. “Muitas pessoas com dívidas com a Prefeitura afirmaram que tiveram problema e não conseguiram honrar seus compromisso e por isso ativamos o Refis”, afirmou.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

40 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

1 hora ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais