Umuarama

Umuarama: melhores redações de alunos 5º ano são premiados em Concurso MPT na Escola

Fotos: PMU
14 de dezembro de 2023 15h23

Alunos do 5º ano das 22 escolas municipais de Umuarama participaram do projeto “Estudar, Brincar e Aprender – Trabalhar só quando crescer”, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Secretaria de Assistência Social. A premiação ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) no anfiteatro do Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto.

Cerca de 1070 alunos de 42 turmas de 5º ano produziram redações para conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil e os três melhores trabalhos de cada turma foram selecionados por uma comissão julgadora formada pela equipe da Secretaria de Educação, sob os critérios de coerência, originalidade e criatividade, entre outros.

A premiação foi adquirida com recursos do MPT, representado no evento pelo procurador do Trabalho André Vinicius Melatti. Os vencedores de cada escola receberam um tablet, o segundo lugar levou um smartwatch (relógio digital) e para o terceiro colocado foi entregue um fone de ouvido sem fio (bluetooth). Os professores dos alunos também receberam relógios inteligentes.

“Num momento de festa, com crianças felizes, agradeço a parceria com a Educação e toda equipe que se envolveu nesse grande trabalho, professores, diretores e familiares dos alunos, que incentivam seus filhos a estudar. O trabalho infantil pode comprometer o futuro das crianças, por isso deve ser combatido”, defendeu o procurador.

A secretária da Educação, Mauriza Lima Menegasso, também agradeceu aos parceiros do projeto e ao MPT pelo trabalho de fiscalização e por defender o direito da criança ir à escola.

“Trabalhar, só se for em casa, ajudando os pais. A criança precisa completar a educação básica, o ensino médio, adquirir o conhecimento, a tecnologia e se preparar para depois começar a trabalhar”, apontou.

Mauriza parabenizou os pais, que incentivam os filhos a estudar e a participar do concurso de redação, e também à equipe de cada escola envolvida na realização. Lembrou nesta sexta-feira, 15, termina o ano letivo a na próxima segunda, 18, acontece o conselho de classe e inicia o planejamento para o próximo ano, bem como o atendimento das demandas de cada instituição de ensino.

O prefeito Celso Pozzobom foi representado pelos secretários municipais de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, e de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bonfim, que também participaram da premiação.

“O prefeito tem orgulho dos professores da rede municipal e satisfação pelos resultados. Ele deixou um abraço e convida a todos para as atrações natalinas de Umuarama, que começam nesta quarta”, disse o secretário. O evento terminou com um café da manhã servido aos alunos, familiares e à comunidade escolar presente.

(Com informações PMU)