Foto: Reprodução
A Saau tornou pública, por meio de uma de suas redes sociais na última sexta-feira (25), uma situação alarmante de abandono de animais. Um vídeo de uma câmera de segurança registrou o momento em que um carro para próximo a um terreno baldio, onde o motorista retira uma cadela do veículo, a abandona no chão e parte sem olhar para trás.
OBemdito conversou com Ana Maria Polaquini, presidente da Saau, que lamentou a frequência com que esse tipo de ação acontece no município. Segundo ela, essa prática infelizmente é muito comum.
“Isso acontece diariamente. Somente neste domingo, três animais foram abandonados. Muitas vezes, as pessoas optam por abandoná-los diretamente aqui na Saau. Elas simplesmente os jogam, cães e gatos, como se estivessem descartando algo. Quando chegamos, muitas vezes os outros animais já estão brigando ou, até mesmo, matando uns aos outros. A socialização é crucial antes de introduzir novos membros, caso contrário, nunca será um processo bem-sucedido”, explicou Ana Maria.
Ana relatou que uma das voluntárias acolheu a cadela abandona devido à superlotação da Saau, mas ela não pode ficar com o animal. Salientou também a necessidade urgente de mais canis para comportar os animais que chegam, enfatizando que o espaço é fundamental para a correta socialização, a qual demanda tempo e dedicação.
“É crucial termos esses espaços adequados para realizar uma socialização correta, um processo que exige tempo e paciência. Não se trata apenas de colocar o animal entre os outros e esperar que tudo dê certo”, acrescentou Ana Maria.
Diante dessa situação lamentável, a Saau faz um apelo à população para que, caso alguém reconheça a pessoa responsável por este crime, faça uma denúncia por meio do canal oficial da prefeitura, o 156. A organização reforça a importância do engajamento da comunidade para coibir essas práticas cruéis e ilegais de abandono de animais.
Aqueles que desejam adotar um animal podem comparecer na Saau, que está localizada na PR-482, 14 – Parque Industrial II, em Umuarama. Além disso, é possível realizar doações através do Pix, utilizando o e-mail saau.umuarama@gmail.com. O horário de atendimento da Saau é das 13h30 às 17h.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais