Paraná

Estado investe R$ 13,7 milhões para pavimentar acesso ao balneário de Vila Yara, em Altônia

O acesso ao balneário Vila Yara, em Altônia, no Noroeste do Paraná, será todo pavimentado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (8) na cidade para anunciar um investimento de R$ 13,7 milhões para pavimentar o trecho de 13,6 quilômetros da Estrada Mestre, que liga o Centro do município ao balneário à beira do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. 

O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola.

A estrada, que com a requalificação vai passar a se chamar Rodovia João Barion, em homenagem a um morador de Altônia que faleceu em 2004, faz a ligação ao Parque Nacional de Ilha Grande e fica nas proximidades da Lagoa Xambrê, a maior do Paraná e a segunda maior do Brasil.

Para Ratinho Junior, o potencial turístico da região será fortalecido com a obra. “Temos um projeto de desenvolvimento do turismo regional no Paraná, e esta região, que fica à margem do Rio Paraná, tem um potencial gigante para o turismo náutico, de aventura e natureza. Mas para atrair turista, é preciso investir em infraestrutura, porque ninguém quer visitar um lugar sem uma estrutura adequada”, afirmou. 

Foto: Conrado Age/AEN

A pavimentação deve beneficiar uma população de 4 mil pessoas, facilitando o acesso dos moradores a serviços públicos e promovendo a integração da cidade com o distrito. “Há 25 anos foi feito um abaixo assinado mostrando a necessidade dessa obra, que agora estamos conseguindo transformar em realidade”, disse o governador.

“Temos uma joia aqui que é o nosso Paranazão, que além de ser lindo, atrai muitas pessoas que praticam pesca esportiva, esportes náuticos. Com essa obra, tudo isso vai se potencializar, abrindo novos negócios que geram emprego e renda para a região”. 

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explicou que muitos municípios da Costa Noroeste, como Porto Rico, Icaraíma e São Pedro do Paraná, estão se desenvolvendo com a exploração de atividades turísticas. “Temos um manancial de água doce maravilhoso, de água limpa, cristalina, uma região onde faz bastante calor, o que torna o lugar excepcional para o turismo”, destacou.

Foto: Ari Dias/AEN

“Quando se consegue fazer uma conexão da Vila Yara com Guaíra, Porto Camargo, Porto Figueira e Porto Rico, criamos um estímulo ao turismo náutico em toda essa região, tendo uma geração de emprego muito grande”, complementou.

O prefeito de Altônia, Claudemir Gervazoni, explicou que após a assinatura do convênio com o Governo do Estado, o município pretende licitar a obra no início do ano que vem, e já iniciá-la no primeiro semestre. “É um sonho da nossa população e graças a essa parceria, a obra vai ser executada. O projeto está aprovado, o convênio assinado e nos próximos meses a empresa que vencer a licitação pode entrar com a execução da obra”, afirmou. “Vai ser um grande avanço não só para Altônia, como para os outros municípios da região”.

Foto: Conrado Age/AEN

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o chefe de gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; o vice-prefeito de Altônia, Claudemir Caetano; os presidentes da Câmara Municipal de Altônia, Laércio Escola; a da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e prefeito de Cafezal do Sul, Mario Kazuo da Silva; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Soldado Adriano José.

Foto: Ari Dias/AEN
Foto: Conrado Age/AEN
Foto: Conrado Age/AEN
Agência Estadual

Recent Posts

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

4 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

25 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

54 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais