Foto: Assessoria PMU
O encerramento da campanha Novembro Azul em Umuarama foi marcado por uma grande ação no último sábado (2/12). Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Medicina da Universidade Paranaense ofertou atendimentos gratuitos para a prevenção do câncer de próstata. Mais de 400 exames, entre PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal foram realizados.
A campanha, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, foi promovida pela Liga de Urologia da Unipar e supervisionada pelo urologista e também professor, dr. Alberto Tomé. O médico destacou a importância da ação. “Os homens são sempre mais reticentes que as mulheres para buscar a prevenção de doenças. Oferecer a eles a oportunidade de realizarem os exames preventivos num só lugar aumenta a adesão e o novo objetivo: identificar a doença o mais cedo possível”, explica.
A preocupação do médico se justifica pela alta incidência da doença no país. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), até o final deste ano, mais de 71 mil casos de câncer de próstata serão registrados. “Se a doença for descoberta no início, as chances de cura chegam a 95%. Por isso é muito importante que os homens acima de 50 anos façam os exames anuais”, pontua o médico.
ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO
O grande diferencial desta campanha, realizada pela SMS em parceria com a Unipar, é que as atividades não se limitam a coleta dos exames. Homens com exames alterados foram encaminhados para acompanhamento e tratamento no Ambulatório de Urologia do Hospital Uopeccan. “Na última edição da campanha, 10% dos exames realizados estavam alterados. Graças à prevenção, esses homens foram acompanhados, tratados e grande parte já está de alta, de volta a uma vida normal”, diz.
Ainda de acordo com o médico, o Novembro Azul terminou, mas a prevenção deve durar o ano todo. “Nós ainda precisamos atingir muitos homens da nossa cidade. Não é preciso esperar pela próxima campanha. É importante que eles procurem um urologista para a realização dos exames”, finaliza.
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, expressou sua satisfação com os resultados alcançados e destacou a importância da participação da comunidade. “O Novembro Azul é uma oportunidade para os homens se conscientizarem sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Estamos felizes em ver a adesão significativa da população e o impacto positivo que essa campanha teve na promoção da saúde masculina em nossa cidade”, afirmou o prefeito.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais