Paraná

Vídeo mostra dezenas de garrafas deixadas por banhistas na prainha de Santa Rosa, em Porto Rico

Nesta semana, um vídeo que circulou nas redes sociais provocou indignação em muitas banhistas que frequentam as prainhas do Noroeste do Paraná e também na população em geral. As imagens, que chamam a atenção para a falta de consciência ambiental do cidadão, mostram dezenas de garrafas de cerveja, do tipo long neck, jogadas na prainha Santa Rosa, no Porto Rico. O lixo foi deixado por banhistas que estiveram no local horas antes.

No entanto, a cena lamentável não ocorre somente em Santa Rosa, mas em quase todos os balneários da região. Um exemplo é a prainha de Porto Camargo, em Icaraíma, onde a situação também tem se repetido e denuncia a prática que, além de ser condenável, também pode provocar acidentes graves.

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Icaraíma, Idemar Gregório, todos os anos são realizadas campanhas com a instalação de placas de orientação para os banhistas. “Nós sempre orientamos que todo o lixo, incluindo garrafas, deve ser levado à orla. O maior risco é uma criança pisar em um caco de vidro”, afirma.

Conforme Idemar, além das garrafas, os banhistas também devem evitar jogar na água restos de carnes e ossos, pois este tipo de descarte pode provocar ferimentos nos pés e atrair animais carniceiros, como o urubu, que transmite doenças através das fezes.

“Também é proibido levar cachorro, churrasqueira e carvão. Caso o ICMBio, que é o órgão fiscalizador, flagre pessoas deixando materiais proibidos nas prainhas, estas serão multadas”, lembra o secretário.

De acordo com Idemar, a prefeitura de Icaraíma realiza campanhas anuais de orientação, além da informar através de placas que é proibido jogar lixo naquelas localidades. Apesar disso, muitos banhistas deixam para trás o bom senso e, muitas vezes, não recolhem o lixo que produziram. Nesta época do ano, 8 mil pessoas passam pelas prainhas durante os fins de semana.

OBemdito manteve contato com a Prefeitura de Porto Rico, porém, não obteve mais detalhes a respeito da situação denunciada através dos vídeos que foram divulgados nas redes sociais.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

4 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

5 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

6 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

6 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

7 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais