Paraná

Consulta pública do modelo cívico-militar será realizada em mais 28 colégios do Paraná

Após a realização da consulta pública (nos dias 28 e 29 de novembro) que definiu a adesão de mais 83 escolas do Paraná ao modelo cívico-militar – o colégio de Dois Vizinhos que teve a votação adiada também aprovou a mudança –, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou editais complementares que possibilitarão a adesão de mais escolas ao modelo.

Dois documentos com 25 unidades já foram publicados e na segunda-feira (4) será oficializado o último edital com três outras escolas. As consultas foram elaboradas com base no interesse das comunidades civis e escolares, que já haviam manifestado, anteriormente, solicitação à adoção do modelo educacional.

As escolas de Arapongas, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Rondon, Curitiba, Salto do Lontra, Guarapuava, Manoel Ribas, São Pedro do Ivaí, Diamante do Sul, Londrina, Santa Fé, Paranaguá, Alto Paraná, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Imbaú, Santa Helena e Toledo farão as votações nos dias 14, 15 e 18 de dezembro. Já em Serranópolis do Iguaçu e Terra Rica, o pleito está agendado para os dias 11, 12 e 13 de dezembro.

As escolas do edital de segunda-feira ficam nos municípios de Piraquara, Terra Boa e Foz do Iguaçu. As votações estão previstas para os dias 15, 18 e 19 de dezembro.

A consulta repete os moldes da primeira votação e envolve apenas escolas estaduais de ensino regular (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio). Se aprovada, a mudança ocorre já a partir do ano letivo de 2024. O resultado deve ser divulgado logo após as votações.

Podem participar professores, funcionários e pais de alunos matriculados nas instituições. Estudantes maiores de 16 anos também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto. Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola.

“Na primeira consulta realizada neste ano, 83 escolas aderiram ao modelo. Compreendendo a importância da participação de todas as instituições no processo de transição, foi aberta uma nova oportunidade para outras escolas que já tinham manifestado interesse prévio de também alcançarem tal possibilidade. Agora, elas têm a chance de aderir ao modelo”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 289 colégios nessa modalidade no próximo ano. E com a nova consulta o número pode passar de 300.

Agência Estadual

Recent Posts

Motociclista sem CNH se envolve em acidente no cruzamento das avenidas Maringá e Astorga

Um motociclista de 30 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação, se envolveu em…

16 minutos ago

Motociclista fica ferido após colisão lateral no centro de Umuarama

Um motociclista de 22 anos ficou ferido após uma colisão lateral na tarde desta sexta-feira…

26 minutos ago

PCPR dá detalhes de como ‘Dog Dog’ assassinou jovens e ocultou os cadáveres

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) elucidou nesta sexta-feira (21) o desaparecimento das primas Letycia…

29 minutos ago

Homem de 37 anos é encontrado morto dentro de residência em Alto Paraíso

Um homem de 37 anos foi encontrado morto dentro de uma residência na manhã desta…

34 minutos ago

Segunda Farmácia Regional amplia acesso a medicamentos no Alto da Boa Vista

Moradores da região do Alto da Boa Vista passaram a contar, nesta sexta-feira (21), com…

56 minutos ago

Colégio Agrícola de Umuarama recebe 93 alunos em aula prática sobre sustentabilidade

O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama recebeu 93 estudantes do 5º ano da Escola Municipal…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais