Umuarama

Médica de Umuarama prescreve receita em Francês para que paciente haitiana consiga compreender

O plantão de terça-feira (27) na maternidade da Norospar, como de praxe, teve atendimento de várias pacientes e entre elas estava uma mulher que é haitiana e que não domina completamente o idioma Português.

A paciente foi atendida pela dra. Carla Oliveira Navarchi, que é residente em ginecologia e obstetrícia. A mulher precisava de uma série de medicamentos e a utilização deveria seguir à risca a prescrição.

“Sabemos que ela fala e compreende o básico do Português, porém não sabe ler [no idioma], e como são muitos medicamentos e, em casa, não conseguimos controlar o uso, resolvi deixar bem específico e de fácil compreensão”, explicou a médica a OBemdito.

Uma foto do receituário foi publicada por outra pessoa nas redes sociais e rapidamente choveram elogios para a atitude da médica.

Umuarama, de acordo com a Cáritas, tem cerca de 250 haitianos imigrantes (dados de 2020). O grande número de estrangeiros permitiu que a dra. Carla atendesse outras mulheres que também vieram do Haiti. “É comum atender pacientes estrangeiras devido à grande leva de imigrantes”, justifica.

No Haiti, além do Francês, os nativos também usam o Crioulo e, nas consultas, embora haja alguma dificuldade no entendimento entre paciente e médica, os atendimentos sempre são feitos. “A comunicação é mais difícil, mas usamos tradutores e pedimos ajuda de familiares que compreendem Português para facilitar o diálogo”, conta dra. Carla.

Após receber a receita com a tradução, a paciente viu que mesmo em um País diferente é possível ser bem acolhida. “[Ela] sentiu-se feliz após entender como deveria ser feito e que, mesmo com dificuldade de compreensão, há um jeito de adaptar-se ao novo país de moradia”.

Aline Reis

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

4 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

24 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

51 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais