Umuarama

Câmara poderá analisar ainda este ano projeto de lei que institui o novo Estacionamento Rotativo

A Câmara de Vereadores de Umuarama poderá analisar, ainda este ano, o Projeto de Lei para a implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo no município. O PL 101/2023, que altera a Lei Municipal nº 4.417, de 2019 – que instituiu o sistema – foi publicado no expediente da sessão ordinária do último dia 13.

O projeto, anteriormente enviado para as Comissões da Câmara, foi retirado de pauta no início de novembro a pedido do Executivo, que percebeu a necessidade de realizar algumas modificações, incluindo a obrigação de aplicar os recursos arrecadados com o estacionamento na área do trânsito. Anteriormente, os valores poderiam ser gastos em qualquer área.

Conforme Valdecir Gonçalves Capelli, secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana de Umuarama (Sestram), os recursos deverão ser direcionados, entre outras coisas, para a mobilidade e o transporte urbano.

“Deixamos claro que, prioritariamente, os valores arrecadados serão destinados à manutenção do sistema e à melhoria do transporte público. Se houver excedente, serão aplicados em outras ações para melhorar a qualidade de vida dos usuários”, afirmou.

Segundo o projeto, a forma de gestão permanecerá sob responsabilidade da prefeitura, que gerenciará o estacionamento por meio da Divisão de Fiscalização de Trânsito, vinculada à Umutrans, que, por sua vez, está atrelada à Sestram. De acordo com o secretário, os equipamentos necessários para a fiscalização serão alugados de uma empresa terceirizada.

“O sistema é o que a maioria das cidades do Brasil está utilizando. A ideia é que a prefeitura seja a gestora, nós teremos os equipamentos que realizarão a fiscalização e organização do estacionamento. A única coisa que a empresa fará é fornecer os equipamentos que solicitarmos”, destacou.

O edital para a contratação da empresa já está pronto e aguarda o parecer do jurídico para ser publicado. “Pretendemos publicá-lo nas próximas semanas. Queremos deixar tudo pronto até o final do mandato”, enfatizou.

Vagas de curta duração

A falta de um Sistema de Estacionamento Rotativo tem sido bastante questionada pela população e pelos comerciantes, que enfrentam problemas devido à escassez de vagas de estacionamento. Para tentar amenizar a situação, a prefeitura está aumentando em 30% o número de vagas de curta duração. “Além de aumentarmos as vagas de curta duração, especialmente para o período de final de ano, também estamos intensificando a fiscalização dessas vagas”, finalizou.

Atualmente, existem cerca de 950 vagas com tempo de uso limitado a 30 minutos. As vagas especiais têm vigência das 9h às 18h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13h aos sábados. A multa para quem for pego desrespeitando o prazo de 30 minutos é R$ 130, além de cometer uma infração média com 4 pontos na CNH.

Suspensão do Zona Azul

A suspensão do sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul ocorreu em 5 de abril de 2019. Na época, a prefeitura de Umuarama suspendeu unilateralmente o contrato com a empresa Caiuá Assessoria, Consultoria e Planejamento Ltda, que prestava o serviço.

O município baseou-se em uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que anulou parcialmente uma das cláusulas do contrato que previa a cobrança de multas pela empresa. Além disso, havia bastante insatisfação dos usuários pelo serviço prestado, assim como reclamações das multas que eram aplicadas.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais