Umuarama

Golpistas usam nome da Vigilância Sanitária para cometerem crimes em Umuarama

A Secretaria de Saúde de Umuarama faz uma alerta a empresas e à população em geral sobre um golpe que vem sendo aplicado nos últimos dias na cidade. Segundo a denúncia, devidamente registrada na 7ª Subdivisão Policial, uma pessoa ligou para uma revendedora de gás dizendo representar a Vigilância Sanitária e conseguiu uma lista de clientes. A partir deste momento, os golpes começaram.

Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o criminoso disse à funcionária da HM Gás que havia recebido a denúncia de que na entrada da empresa não estava sendo disponibilizado álcool em gel para os clientes e que, por isso, a Vigilância Sanitária poderia multar a distribuidora. A única maneira de evitar a punição seria se o estabelecimento enviasse uma lista de seus clientes – especificamente a lista de transmissão utilizada no aplicativo WhatsApp.

A funcionária da empresa, receosa, acreditou no golpista e forneceu a lista de clientes. De posse desse arquivo, os estelionatários então passaram a enviar ‘ofertas’ de botijão de gás a R$ 89, caso enviassem um pix. “Muitos clientes acreditaram e resolveram ‘aproveitar a oportunidade’, fazendo as transferências”, relata Claudeni Oliveira Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária.

O golpe só foi descoberto tempos depois, quando começaram a chegar as reclamações dos clientes, que não recebiam o gás encomendado e pago. “Mas quando a funcionária e os empresários constataram que se tratava de um golpe, já era tarde e muitas pessoas ficaram no prejuízo. A Polícia Civil está realizando investigações deste crime virtual, mas ainda não temos informações sobre como está o caso”, conta.

A coordenadora deixa claro que a Vigilância Sanitária não entraria em contato por telefone, de forma alguma, para solicitar informações como esta [uma lista de clientes/lista de transmissão do Whats]. “Além do mais, não iríamos notificar por telefone quaisquer irregularidades importantes, que pudessem colocar em risco a saúde do cidadão”, garante, acrescentando que quem tiver qualquer dúvida, basta ligar para a Vigilância Sanitária no telefone (44) 3906-1145.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

28 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais