Foto: Assessoria PMU
A Secretaria de Saúde de Umuarama faz uma alerta a empresas e à população em geral sobre um golpe que vem sendo aplicado nos últimos dias na cidade. Segundo a denúncia, devidamente registrada na 7ª Subdivisão Policial, uma pessoa ligou para uma revendedora de gás dizendo representar a Vigilância Sanitária e conseguiu uma lista de clientes. A partir deste momento, os golpes começaram.
Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o criminoso disse à funcionária da HM Gás que havia recebido a denúncia de que na entrada da empresa não estava sendo disponibilizado álcool em gel para os clientes e que, por isso, a Vigilância Sanitária poderia multar a distribuidora. A única maneira de evitar a punição seria se o estabelecimento enviasse uma lista de seus clientes – especificamente a lista de transmissão utilizada no aplicativo WhatsApp.
A funcionária da empresa, receosa, acreditou no golpista e forneceu a lista de clientes. De posse desse arquivo, os estelionatários então passaram a enviar ‘ofertas’ de botijão de gás a R$ 89, caso enviassem um pix. “Muitos clientes acreditaram e resolveram ‘aproveitar a oportunidade’, fazendo as transferências”, relata Claudeni Oliveira Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária.
O golpe só foi descoberto tempos depois, quando começaram a chegar as reclamações dos clientes, que não recebiam o gás encomendado e pago. “Mas quando a funcionária e os empresários constataram que se tratava de um golpe, já era tarde e muitas pessoas ficaram no prejuízo. A Polícia Civil está realizando investigações deste crime virtual, mas ainda não temos informações sobre como está o caso”, conta.
A coordenadora deixa claro que a Vigilância Sanitária não entraria em contato por telefone, de forma alguma, para solicitar informações como esta [uma lista de clientes/lista de transmissão do Whats]. “Além do mais, não iríamos notificar por telefone quaisquer irregularidades importantes, que pudessem colocar em risco a saúde do cidadão”, garante, acrescentando que quem tiver qualquer dúvida, basta ligar para a Vigilância Sanitária no telefone (44) 3906-1145.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais