Umuarama

Umuaramense cria grupo para mulheres compartilharem vivências reais na maternidade

A experiência da maternidade é um momento repleto de beleza, mas também cheio de desafios e incertezas, especialmente no período pós-parto. A umuaramense Talita Belini, jornalista e estudante do 4º ano de psicologia, notou e vivenciou isso profundamente com o nascimento de sua filha Melissa, que hoje tem 1 ano e 6 meses.

Um aspecto que chamou a atenção dela foi a escassez de material sobre o tema, para consulta. Diante dessa lacuna, decidiu fundar o grupo “Colo de Mãe”, contando com a colaboração de sua irmã Camila Belini na organização.

Talita conversou com OBemdito e destacou que “o grupo existe há um pouco mais de 1 ano e surgiu de uma experiência muito específica que tive com minha filha. Percebi que havia muita informação sobre a gestação e o parto, mas no pós-parto e nos primeiros meses de vida do bebê, na fase da primeira infância, essa informação era escassa. Notei um silêncio predominante sobre esse tema.”

Ao compartilhar suas experiências com outras mães em situações similares, Talita percebeu que muitas enfrentavam dificuldades semelhantes às suas. Foi então que desenvolveu o grupo, com o intuito de proporcionar um espaço de conversa, para compartilhar vivências, além de promover encontros com profissionais para esclarecer dúvidas específicas e fomentar debates acolhedores.

“Era perceptível o silêncio e a relutância em discutir o cansaço e a exaustão. Nada mais interessante do que reunir essas mulheres, que frequentemente possuem demandas semelhantes ou realidades diferentes com questões semelhantes, para trocar experiências”, ressaltou Talita.

Camila, Melissa e Talita. Foto: Karina Scaramussa

Atualmente, o grupo no WhatsApp conta com a participação de 50 mulheres e já foram realizadas duas reuniões com a presença de psicólogas. A terceira reunião está marcada para ocorrer no próximo sábado (18), no Recanto Girassol, com a participação de uma profissional de yoga, que ensinará a prática seguida por momentos de relaxamento.

“As mulheres expressam grande satisfação em participar devido à troca de experiências. Elas conseguem identificar que uma demanda ou dificuldade que estão enfrentando é semelhante à de outras, permitindo refletir sobre como estão lidando com essa situação”, concluiu Talita.

Mulheres interessadas em participar do grupo podem entrar em contato pelo WhatsApp de Talita no número (44) 99715-7265 ou através do Instagram.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

4 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

5 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

6 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

6 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

6 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais