Umuarama

Seminário reúne técnicos e profissionais do setor agrícola na Sociedade Rural de Umuarama

Foto: PMU
9 de novembro de 2023 20h25

“Conhecer mais para obter melhores resultados” é a ideia do Seminário Regional de Horticultura, que reuniu produtores de frutas e hortaliças da região, técnicos e profissionais do setor agrícola na Sociedade Rural de Umuarama (SRU), nesta quinta-feira (9). O encontro foi promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura.

O prefeito Celso Pozzobom e o secretário da Agricultura, João Megda, participaram da abertura do seminário e destacam os incentivos oferecidos pelo município aos pequenos agricultores, como assistência e orientação técnica, bem como a necessidade de ampliar a produção de orgânicos para atender aos programas de segurança nutricional do poder público, como a merenda escolar.

O seminário foi aberto às 9h e estendeu-se ao longo do dia com palestras sobre produção e certificação de orgânicos, manejo de palhada e produção de mudas, uso de produtos biológicos no controle de pragas, além de oficinas e minicursos sobre produção de bioinsumos, confecção de armadilhas para insetos no manejo de pragas, manejo da irrigação de hortaliças e controle de formigas cortadeiras.

O conteúdo foi apresentado por agrônomos do IDR-PR e professores de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“O seminário divulga a produção de hortaliças orgânicas, que serão obrigatórias na merenda escolar a partir de 2026. Será uma exigência e, por enquanto, temos poucos produtores que aderiram a este tipo de cultivo. O encontro alerta os agricultores a se adequarem e buscarem a certificação, a fim de garantir mercado junto ao Estado e ao município”, disse João Megda.

Pozzobom destacou a persistência dos produtores, diante de adversidades como a sucessão rural – “hoje temos apenas 6,2 mil habitantes na área rural e muitos de idade avançada, dentre os 117 mil umuaramenses” –, e elogiou a participação de jovens no evento, que é “muito animadora” e reforça a esperança na agricultura familiar.

“Vamos lutar por mais espaço para que o produtor tenha opções de comercializar sua produção. Para isso temos mecanismos de apoio do poder público e cada vez mais os agricultores são desafiados a produzir de formas diferentes – como por exemplo os produtos orgânicos. Tenho certeza que eles vão se adaptar e a coisa vai fluir, basta querer e se preparar”, completou.

O agrônomo e coordenador de projetos do IDR-PR na região, Ednilson Simone, disse que o seminário apresentou tendências e novas tecnologias para o produtor rural, por meio de palestras e minicursos voltados ao cultivo de hortaliças e frutas, visando disseminar tecnologias sustentáveis e inovações para o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Os participantes conheceram um pouco mais sobre plantio direto de hortaliças, produção e utilização de bioinsumos e outras técnicas específicas para a produção de folhosas no verão, visando aumentar a produção e a qualidade dos hortis. Os seminários serão frequentes, oferecendo conhecimentos e orientações aos produtores”, resumiu.

Estiveram presentes ao seminário, ainda, Rafael Meier de Mattos, gerente regional do IDR-PR, Antonio Carlos Favaro, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), representando o chefe regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, José Antonio de Andrade Duarte, e o gerente do IDR-PR para a mesorregião Noroeste, José Jaime de Lima.

(Com informações assessoria PMU)