Umuarama

OAB Umuarama realiza desagravo em frente ao Conselho Tutelar no próximo dia 30

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Umuarama, realizará no próximo dia 30, um desagravo público em frente ao Conselho Tutelar do município. O ato de reparação pública tem como objetivo manifestar o descontentamento em relação a uma situação ocorrida em 2019.

Na ocasião, a advogada Dayanne Bispo Bitencourt Barbosa teve suas prerrogativas desrespeitadas por uma conselheira que já não atua mais no órgão. A profissional havia procurado o Conselho Tutelar para ter acesso a um processo administrativo em tramitação, mas foi proibida de fazê-lo, além de ter sido maltratada pela conselheira que a atendeu.

Em entrevista ao OBemdito, o presidente da OAB de Umuarama, Christhian Rodrigo Pellacani, destacou que, além das prerrogativas previstas em lei, a advogada também possuía uma procuração. Segundo ele, após esse episódio, a profissional fez um requerimento com pedido de desagravo, que estava em tramitação.

“Após a abertura do pedido, foi concedido espaço para o contraditório. O Conselho Tutelar apresentou sua defesa. Em seguida, a Diretoria de Prerrogativas da OAB Paraná, em Curitiba, entendeu que deveria ser realizada uma sessão solene de desagravo”, explicou Pellacani.

Na prática, o ato de reparação da ofensa sofrida pela advogada não resulta em penalidades para o órgão, tendo apenas caráter de reparação civil. A ex-conselheira tutelar será inserida em um cadastro nacional de desagravo. “Se um dia ela tentar obter o registro na OAB, mesmo que tenha passado na prova da Ordem, não conseguirá obtê-lo, pois será indeferido”, explicou o presidente.

O ato de desagravo está agendado para as 9h da manhã. Na ocasião, além da leitura do documento de reparação, haverá discursos de profissionais e da direção da OAB de Umuarama.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais