Saúde

Umuarama: Profissionais de Saúde participam de treinamento focado na gestão do SUS

O Progestão (Programa de Qualificação e Apoio às Equipes Municipais de Gestão e Planejamento do SUS) surgiu de uma iniciativa da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para qualificar os secretários municipais de Saúde.

O Cosems-PR (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná), por meio dos apoiadores técnicos regionais, está realizando uma série de capacitações em todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Em Umuarama, sede da 12ª unidade, os treinamentos foram iniciados na tarde desta quarta-feira (8) com cerca de 40 profissionais de saúde de 21 municípios da região.

No território da 12ª RS quem coordena as oficinas é a apoiadora técnica Regina Peron, especialista em gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). “Sabendo que a gestão municipal de saúde é uma função complexa, em decorrência da dinamicidade do setor, o Progestão chega para oferecer mais conhecimento e segurança na tomada de decisões dos secretários e técnicos de saúde”, comenta.

Regina destaca que o Progestão ainda está em uma fase inicial e a expectativa é que, entre novembro de 2023 e meados de 2024, os gestores municipais organizem suas agendas para poderem participar do projeto e estender os conhecimentos às suas equipes, fortalecendo a atuação do SUS.

“O sistema de gestão da saúde requer profissionais capacitados e atualizados constantemente em relação aos avanços tecnológicos, mudanças demográficas e epidemiológicas, bem como às pressões financeiras sofridas nos municípios”, observa, esclarecendo que serão oito oficinas, com certificação pela UEL.

A apoiadora do Cosems explica que se trata de uma função bastante complexa, que exige do gestor municipal conhecimentos sólidos sobre políticas de saúde, planejamento estratégico, gestão de recursos humanos, financiamento, monitoramento e avaliação, entre outros.

“Com o passar dos anos, foram identificadas lacunas de conhecimento que estavam interferindo na atuação da saúde nos municípios, por isso o Progestão é um instrumento para superar essas faltas, por meio da capacitação dos gestores municipais”, demonstra.

Viviane Herrera Ufemea, diretora da 12ª RS, comenta que com a expansão do programa para novas regiões de saúde, ficou cada vez mais evidente a importância da qualificação da gestão municipal da saúde e a necessidade de construção de redes colaborativas para disseminação de boas práticas de gestão e o fortalecimento do SUS.

“O Progestão fornece ferramentas teóricas e práticas para promoção do intercâmbio de experiências e estímulo aos processos de gestão na saúde e essas capacitações são muito bem-vindas”, afirmou.

Regina Peron acrescentou que a participação dos municípios é fundamental para construir um sistema de saúde comprometido com a população paranaense. “A chave está em uma equipe comprometida e qualificada. Por isso nossos gestores e seus técnicos fazem toda a diferença nesse processo de formação, resultando em uma melhora no atendimento aos usuários do SUS”, pontua.

(Com informações assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais