Umuarama

Acadêmicos da UniAlfa realizam visita técnica em órgãos do judiciário e na OAB/PR em Curitiba

Os acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade UniAlfa realizaram entre os dias 25 e 27 de outubro uma visita técnica em Curitiba. Junto com o coordenador do curso, o professor Cleberson C. de Oliveira, eles estiveram no Tribunal de Justiça do Paraná, no Tribunal Regional Eleitoral, no Tribunal Regional do Trabalho, na Escola da Magistratura, na OAB-PR, na Assembleia Legislativa e no Palácio do Iguaçu.

No último dia os alunos também visitaram o Jardim Botânico, o Museu do Olho e, para finalizar, almoçaram em uma churrascaria na Capital. As visitas serviram para despertar áreas do direito em que os acadêmicos podem atuar após a conclusão do curso de graduação e conhecer melhor o trâmite dos processos.

No Tribunal de Justiça os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar sessões de julgamento de processos judiciais nas câmaras Criminal e Cível, observando de perto o trabalho dos desembargadores, bem como a atuação dos advogados e dos membros do Ministério Público que lá exercem suas funções.

Na OAB-PR os estudantes conheceram a sede e toda a estrutura. Para o professor Cleberson Oliveira, conhecer a OAB é parte relevante do curso de Direito. “É importante para os alunos conhecerem vários órgãos do Poder Judiciário, para que estejam familiarizados quando saírem da faculdade”, explicou.

Do mesmo modo, o coordenador acrescentou que “ela proporciona aos futuros advogados mais informações de serviços que temos aqui, sobretudo na defesa das prerrogativas e na contribuição para a formação permanente, com os cursos da ESA. Esta é a casa dos advogados”, afirmou.

Para os estudantes da UniAlfa, foi uma experiência sensacional e muito enriquecedora. As visitas técnicas já se tornaram tradição no curso, apresentando a realidade que os discentes irão enfrentar no mercado de trabalho, sendo um diferencial do curso.

Carla Lopes Dias, aluna do 4º semestre do direito matutino falou sobre a viagem. “Estou extremamente satisfeita com a viagem técnica a Curitiba para conhecer os tribunais, Assembleia Legislativa, Palácio do Iguaçu, OAB, Escola da Magistratura. A experiência foi enriquecedora e altamente proveitosa. A oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e a estrutura desses órgãos contribuiu significativamente para o meu conhecimento na área. Esta viagem fortaleceu meu entendimento prático, e estou muito grata pela oportunidade de vivenciar essa experiência enriquecedora”.

Cleberson ressaltou que “estar com os alunos e presenciar a alegria e a empolgação deles é muito importante, pois mostra que estamos no caminho para entregar para sociedade umuaramense e para o Brasil os melhores profissionais do Direito”.

A estudante Gabriela Peres Ramalho também comentou sobre a experiência. “A viagem técnica foi incrível, uma oportunidade única, dois dias de muito aprendizado, muito conhecimento! Tenho somente a agradecer ao nosso coordenador Cleberson, por ter nos proporcionado essa oportunidade”.

Jessica Oliveira Borges Ferreira, aluna do 4º período de direito noturno afirmou que “a viagem técnica à Curitiba nos trouxe grandes aprendizados quanto à sistemática de funcionamento e organização das casas que visitamos. Trouxe-me também perspectiva do amanhã, o que quero ser, onde gostaria de atuar. Eu, particularmente me vi na Assembleia Legislativa no futuro. Um sonho ao qual quero alcançar”.

A acadêmica prosseguiu: “A UniAlfa nos proporciona a prática, o aproximar-se para melhor traçar os caminhos. Lá nos emocionamos, aprendemos e queremos mais. Sou particularmente grata ao coordenador Cleberson Oliveira por sua dedicação ao curso de direito, cada idealização e cuidado com os mínimos detalhes, para que nós alunos possamos nos sentir pertencentes ao curso e tenhamos cada vez mais certeza de que estamos no caminho certo”.

Vanderson Cartoni Zavam do 4º período do direito matutino explicou que “a viagem técnica a Curitiba foi extremamente importante e enriquecedora, pois, conhecemos os Tribunais, Assembleia Legislativa, Palácio do Iguaçu, OAB e Escola da Magistratura que me proporcionou um conhecimento absolutamente maioral e esclarecedor. Uma oportunidade única para expandir meu conhecimento na área. Sou imensamente grato a Faculdade Unialfa e professores envolvidos pela oportunidade de edificar nossos conhecimentos”.

Por fim, a estudante Nadiele Beatriz Thiago, do 2º período de direito noturno, também falou sobre a visita. “A viagem técnica orientada pra Curitiba foi maravilhosa. Além da interação que construímos com os demais acadêmicos durante a ida, a permanência e a volta, tem a questão da estrutura da cidade, a recepção das pessoas que trabalham nos órgãos que visitamos. Tudo isso vai formando uma atmosfera sensacional, uma vivência incrível. Só tenho a agradecer por fazer parte dessa instituição que promove esses eventos únicos, assim como o nosso coordenador que está sempre empenhado e não abre mão de participar conosco”.

(Assessoria, com OBemdito)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

7 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

8 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais