Foto: Assessoria PMU
Com organização feita em parceria entre a Fundação Cultural de Umuarama (FCU), UniAlfa e Marcos Vaz Produções, o Dia Internacional da Animação (DIA) não passou em branco e a cidade foi uma das únicas três do Paraná (as outras foram Araucária e União da Vitória) a realizar a mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais, no anfiteatro da UniAlfa, sábado (28), com entrada franca.
Marcos Vaz, cartunista e um dos coordenadores, explicou que o evento está em sua 20ª edição no Brasil. “A primeira foi em 2004 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Aqui é a primeira vez que realizamos este evento, mas temos certeza de que essa parceria vai perdurar, pois estão aqui hoje produtores e consumidores de cultura. Cada vez mais vamos colocar a Capital da Amizade no centro de acontecimentos assim”, pontuou.
Dos 180 curtas-metragens de animação, produzidos em vários estados brasileiros, 12 filmes foram selecionados para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e oito para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). “Também vamos apreciar a Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos), que tem filmes de cinco países: Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá”, detalhou Rodrigo Fernandes Pereira, diretor de Ação Cultural da FCU.
Dorival Marcos Rodrigues, diretor-geral da UniAlfa, reforçou que o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
“Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema. Para nós, da UniAlfa, é realmente um momento muito especial poder sediar este evento que promove a cultura”, declarou.
(Assessoria PMU
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais