Umuarama

Umuarama: Candidatos a diretor nas escolas municipais realizam mais uma etapa do processo

A Secretaria Municipal de Educação está realizando processo para escolha dos diretores das unidades educacionais da rede pública de Umuarama para o exercício do mandato 2024 a 2026. Os professores candidatos a gestores escolares tiveram mais uma etapa da seleção nesta segunda-feira (30), com a aplicação da prova de mérito e desempenho no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).

O processo conta com 52 candidatos na fase atual. A prova será aplicada nesta segunda, das 19h às 22h. A escolha dos diretores e diretoras de escolas e CMEIs (centros de educação infantil) objetiva consolidar a gestão democrática por meio de voto direto e secreto dos segmentos que compõem a comunidade educacional, a partir de escolha da comunidade escolar dentre os candidatos aprovados em avaliação de mérito e desempenho.

As etapas da escolha dos gestores escolares teve período de inscrição (com solicitação formal), realizadas em setembro; avaliação de mérito e desempenho, de caráter eliminatório (participação na formação de gestão escolar e aprovação em avaliação escrita de questões objetivas, subjetivas e análise de currículo); e por fim a consulta pública efetiva, com a participação da comunidade escolar (servidores, APMF e Conselho Escolar) dentre os candidatos aprovados.

Para concorrer ao cargo de diretor, o interessado deve ser profissional integrante da carreira do magistério, que esteja em exercício na unidade educacional, com carga horária mínima de 20h semanais; ter formação em Pedagogia ou graduação em outra licenciatura com pós-graduação na área da gestão escolar; e ter cumprido o estágio probatório conforme a Constituição Federal.

A homologação dos candidatos aprovados e aptos para a eleição será publicada no portal http://edu.umuarama.pr.gov.br, fixada em edital na Secretaria Municipal Educação e encaminhada por e-mail às unidades educacionais até 7 de novembro.

A consulta pública para a escolha dos diretores será em 27 de novembro nos Centros Municipais de Educação Infantil (das 8h das 17h) e em 28 de novembro nas escolas municipais, das 8h das 17h. Na Escola Senador Souza Naves o horário se estenderá até as 18h30.

Na última semana a Secretaria de Educação divulgou o edital 04/2023 com o ensalamento dos candidatos aptos a participar da prova escrita do processo de escolha e exercício do mandato de 2024 a 2026 dos gestores escolares, que deverão adentrar ao local de prova até as 18h50. Os candidatos devem apresentar documento de identificação com foto.

O edital contendo a homologação do resultado da consulta pública será publicado no portal http://edu.umuarama.pr.gov.br, fixado na Secretaria da Educação e encaminhado às escolas e CMEIs em 29 de novembro. A designação e a posse do diretor será feita pelo prefeito celso Pozzobom por meio de portaria. O mandato será de três anos, iniciando-se no primeiro dia útil de janeiro/2024.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

20 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

36 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

56 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais