Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Educação está realizando processo para escolha dos diretores das unidades educacionais da rede pública de Umuarama para o exercício do mandato 2024 a 2026. Os professores candidatos a gestores escolares tiveram mais uma etapa da seleção nesta segunda-feira (30), com a aplicação da prova de mérito e desempenho no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).
O processo conta com 52 candidatos na fase atual. A prova será aplicada nesta segunda, das 19h às 22h. A escolha dos diretores e diretoras de escolas e CMEIs (centros de educação infantil) objetiva consolidar a gestão democrática por meio de voto direto e secreto dos segmentos que compõem a comunidade educacional, a partir de escolha da comunidade escolar dentre os candidatos aprovados em avaliação de mérito e desempenho.
As etapas da escolha dos gestores escolares teve período de inscrição (com solicitação formal), realizadas em setembro; avaliação de mérito e desempenho, de caráter eliminatório (participação na formação de gestão escolar e aprovação em avaliação escrita de questões objetivas, subjetivas e análise de currículo); e por fim a consulta pública efetiva, com a participação da comunidade escolar (servidores, APMF e Conselho Escolar) dentre os candidatos aprovados.
Para concorrer ao cargo de diretor, o interessado deve ser profissional integrante da carreira do magistério, que esteja em exercício na unidade educacional, com carga horária mínima de 20h semanais; ter formação em Pedagogia ou graduação em outra licenciatura com pós-graduação na área da gestão escolar; e ter cumprido o estágio probatório conforme a Constituição Federal.
A homologação dos candidatos aprovados e aptos para a eleição será publicada no portal http://edu.umuarama.pr.gov.br, fixada em edital na Secretaria Municipal Educação e encaminhada por e-mail às unidades educacionais até 7 de novembro.
A consulta pública para a escolha dos diretores será em 27 de novembro nos Centros Municipais de Educação Infantil (das 8h das 17h) e em 28 de novembro nas escolas municipais, das 8h das 17h. Na Escola Senador Souza Naves o horário se estenderá até as 18h30.
Na última semana a Secretaria de Educação divulgou o edital 04/2023 com o ensalamento dos candidatos aptos a participar da prova escrita do processo de escolha e exercício do mandato de 2024 a 2026 dos gestores escolares, que deverão adentrar ao local de prova até as 18h50. Os candidatos devem apresentar documento de identificação com foto.
O edital contendo a homologação do resultado da consulta pública será publicado no portal http://edu.umuarama.pr.gov.br, fixado na Secretaria da Educação e encaminhado às escolas e CMEIs em 29 de novembro. A designação e a posse do diretor será feita pelo prefeito celso Pozzobom por meio de portaria. O mandato será de três anos, iniciando-se no primeiro dia útil de janeiro/2024.
(Reportagem: Assessoria PMU)
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