Paraná

Barcos, motorhomes, cultura e felicidade no calendário turístico de novembro no Paraná

O mês de novembro começa na próxima quarta-feira recheado de eventos no calendário turístico paranaense. A programação é intensa e tem opções nos mais variados segmentos, desde o cultural até o náutico. As dicas gastronômicas e musicais também não ficam de fora, com programações diversas espalhadas por todo o território paranaense.

Além de pedaladas, caminhadas, feiras culturais e exposições agropecuárias. “São dezenas de eventos que reunimos em nosso calendário, de forma que os paranaenses possam encontrar em um único lugar os programas para o mês todo”, diz o secretário secretário do Turismo, Marcio Nunes.

PESCA E TURISMO NÁUTICO

O grande evento do mês será a primeira edição do Foz International Boat Show, que colocará o estado no circuito das grandes feiras náuticas da América Latina. A edição paranaense, primeira do Brasil realizada em água doce, terá como palco o Iate Clube Lago de Itaipu entre os dias 23 e 26/11.

Serão quatro dias de exposição, com a expectativa de reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos de cerca de 40 pés, a maioria disponível para test-drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

Já no começo do mês, dias 3 e 4, acontece a 12° edição do Capevi, campeonato voltado à pesca esportiva com iscas artificiais no município de Nova Prata do Iguaçu, à beira do Rio Iguaçu. Também no dia sábado (4/11), começa o 3° Pesque e Solte de Pontal do Paraná, evento que dura até domingo (5/11), contando com muitos atletas profissionais e amadores que priorizam a sustentabilidade sem deixar a competição de lado. O intuito principal do encontro é de pescar, admirar, fotografar e devolver os peixes à água, respeitando o ecossistema presente em nosso litoral.

EXPOSIÇÕES, FEIRAS E TURISMO DE NEGÓCIOS

O Festival da Cevada e do Malte acontece entre 2 e 5 de novembro no Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava. A cidade conta com boas opções de rede hoteleira para abrigar toda gama de turistas e entusiastas de uma boa cerveja que devem marcar presença nos quatro dias de evento.

Dia 6 de novembro acontece na Sociedade Rural de Umuarama a 1° edição da Feira de Turismo – Caminho das Águas, dedicada ao fortalecimento e fomento da indústria turística nos municípios pertencentes à Região de Caminhos das Águas. O evento contará com a presença de lideranças regionais e estaduais, palestras e exposições.

Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, acontece a tradicional ExpoMotorhome, que terá sua 7° edição entre os dias 8 a 12/11. O encontro promete uma experiência única aos apaixonados por viagens e aventuras: por lá, os visitantes terão oportunidade de explorar vários veículos recreativos, conhecer fabricantes e presenciar o que se tem de mais moderno nos termos de tecnologia e design de veículos do gênero.

Foz do Iguaçu sedia também a 11° edição do PorkExpo, entre os dias 7 e 9, reuinndo mais de 20 de anos de experiência na suinocultura. Ainda em Foz, nos dias 10, 11 e 12, o Grand Hotel Carimã recebe em o 7° Encontro da Mulher Policial do Paraná; o 5° Encontro Nacional da Mulher Policial Civil e o 3° Encontro das Mulheres Militares do Paraná.

No dia 15 de novembro tem a Expovale em Ivaiporã; de 17 a 19, Mangueirinha sedia a Expomang; e dia 24 é a vez da Expoara, no município de Araruna.

MÚSICA, FESTA E AUTOCONHECIMENTO

Para os amantes do blues, ritmo norte-americano de origem nas comunidades negras, tem a 2° edição do Morretes Blues Festival, que promete ferver o município do litoral paranaense nos dias 4 e 5. Também no litoral, mas em Paranaguá, acontece mais uma edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio, entre os dias 4 e 16.

Outra opção com muita música é a 2° edição do 100fronteiras Jazz Night, em Foz do Iguaçu. O evento acontece no dia 10 de novembro, combinando performances de alto nível com a valorização dos artistas locais, promovendo a cultura da Tríplice Fronteira. Com apoio da Setu, o encontro reúne também artistas de renome internacional para se apresentarem, além de opções de open bar e open food.

Já nos dias 18 e 19 Curitiba recebe dois tradicionais eventos simultâneos no Parque Barigui: o VI Congresso Internacional de Felicidade, considerado o maior evento do gênero da America Latina, terá a presença de convidados renomados como o filósofo Mario Sérgio Cortella e a escritora e palestrante Monja Coen; já o Festival da Felicidade é gratuito reúne atividades artísticas para envolver o público na busca por uma melhor qualidade de vida. Serão diversas atrações, com muita arte, música, mantras, yoga, teatro e muito mais.

NATUREZA E PEDALADA

A Caminhada na Natureza Circuito dos Sítios acontece na cidade de Rio Negro, dia 5 de novembro. O evento é uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e conta com um trecho para caminhada de cerca de 10 quilômetros pelas estradas, plantações e propriedades rurais do município, valorizando o contato dos turistas com a natureza e vegetação preservada pela região.

Aos ciclistas, acontece em Ivaiporã o Circuito Ivaí Adventure, no dia 19, com um percurso de mais de 200 quilômetros de extensão, 100% sinalizado e com muitos totens com bombas para encher os pneus. Quem também promove o cicloturismo é a cidade de Castro, com a Pedalada Internacional na Natureza marcada para o dia 27 de novembro. Diferente do circuito de Ivaiporã, o foco desta pedalada é a prática esportiva não competitiva, com foco voltado à contemplação. O percurso mostra o potencial agropecuário da Colônia Castrolanda, em um trajeto de 60 quilômetros.

UM POUQUINHO DO ORIENTE

A Expoíndia Brasil acontece em Curitiba, entre os dias 3 e 12, no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui. A feira promove um contato dos visitantes com vários produtos, decorações, enfeites, estátuas e utensílios com estética típica do país.

Outra boa opção para conhecer um pouco mais de culturas do oriente em Curitiba é o Fávaro Fest, no dia 19 de novembro. O festival terá uma mostra de culturas típicas e exposições do folclore árabe e cigano. O evento acontece no Teatro Regina Vogue e certamente é uma boa pedida aos interessados por culturas de outros países.

EXCENTRICIDADES: JERICOS E ESPIÕES

O Arrancadão de Jericos é o principal evento realizado no município de Serranópolis do Iguaçu, e terá sua 13° edição no dia 17 de novembro. A corrida é a principal atração do encontro, sendo uma atração única : trata-se de uma competição entre veículos artesanais com motor a diesel, muito utilizados pelos agricultores nos campos e plantações. Em uma pista de terra, os chamados “jeriqueiros” competem entre si, fazendo a alegria da plateia.

Por fim, no último dia do mês, a capital recebe o 1° Encontro dos Detetives Particulares de Curitiba, com temas voltados às novas tecnologias aplicadas na profissão. O evento é uma oportunidade para conhecer as atividades voltadas à investigação particular, os equipamentos e práticas modernas, além de também cursos de qualificação.

(Assessoria Setur)

Redação

Recent Posts

Suspeito de tráfico e foragido são presos no Jardim União

Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…

14 segundos ago

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

12 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

12 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

13 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

13 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais