Umuarama

Umuarama é uma das três cidades do Paraná a realizar o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil e no Paraná apenas três cidades conquistaram o direito à participação: Araucária, União da Vitória e Umuarama.

O evento será no próximo sábado (28), das 19h às 21h30, no anfiteatro da UniAlfa, sob a coordenação da Fundação Cultural de Umuarama (FCU), Marcos Vaz Produções e UniAlfa, com entrada franca.

Segundo o cartunista Marcos Vaz, autor do personagem Umuaraminha [símbolo oficial do município], em 2023 a Mostra comemora 20 anos. “A primeira edição foi em 2004 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de ‘Planeta Terra’, filme coletivo de 1986 codirigido por 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades brasileiras. E tivemos a honra de termos sido uma das escolhidas”, comentou.

O secretário de Cultura, Vânio Pressinatte, destaca que neste ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. “Destes, foram selecionados pelo júri 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e oito para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). Já a Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada com cinco filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá”, detalha.

Já o diretor-geral da UniAlfa, Dorival Marcos Rodrigues, indica que no Brasil o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

“Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema. Para nós, da UniAlfa, é realmente um momento muito especial poder sediar este evento que promove a cultura”, declarou.

A ORIGEM

O dia 28 de outubro foi escolhido como Dia Internacional da Animação devido ao fato de que Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, em 1892, exibindo o filme Pauvre Pierrot [Pobre Pierrô], no Museu Grévin, em Paris (França).

Inspirada nesse fato, em 2002 a Asifa (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países (Estados Unidos, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão, entre outros, também celebram a data).

MOSTRA NACIONAL

Os filmes que compõem a Mostra Nacional do evento são ‘Azul Royal’, do diretor Carlos Hardt de Curitiba, ‘Ciranda Feiticeira’, de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, de Olinda (PE), Pressure, de Che MaMarcheti, de São Paulo (SP), ‘Plástico Bolha’, de Toni Soares, do Rio de Janeiro (RJ), ‘Diamantes de Acayaca’, de Fernanda Roque e Francisco Franco, de Juiz de Fora (MG), ‘Egrégora’, de Etienne Tavares, de São Paulo (SP), ‘Estela, A Menina Maraguá, de Sofy Mazaro, de Campinas (SP), ‘Lucineia’, de Luah Garcia, de Teresópolis (RJ), ‘Finde’, de Helena Coelho e Rebeca Nigri, do Rio de Janeiro (RJ), ‘Terça, Bar & Bebidas’, de Beatriz Filizola e Emilli Assis, de Niterói (RJ), ‘Metamorfose’, de Gabrieu Algusto, de Belo Horizonte (MG), e ‘Carcinização’, de Denis Souza, de Pelotas (RS).

MOSTRA INFANTIL

A Mostra Infantil traz ‘Tardes no Escarafuncha’, de Fernando Ferreira Garróz, de Franca (SP), ‘Flores da Macambira’, com direção de crianças e adolescentes da Comunidade de Macambira (RN) e de Vitória (ES), ‘Contos Mirabolantes’, de Andrei Miralha e Petrônio Medeiros, de Ananindeua (PA), ‘Palavras Mágicas’, de Carlon Hardt, de Curitiba, ‘Lucineia’, de Luah Garcia, de Teresópolis (RJ), ‘Os Macurus’, de Julia Vellutini & Mateus de Jesus, de São Paulo (SP), ‘Memórias da Infância’, realização de adolescentes de Ribeirão Vermelho (MG) e Vitória (ES), e ‘Anacleto, o Balão’, de Carol Sakura e Walkir Fernandes, de Curitiba.

MOSTRA INTERNACIONAL

Já a Mostra Internacional traz “Take Rabbit’, de Peter Peake, da Inglaterra, ‘Las Peripecias de Sir Percival, de Becho Lo Bianco, Mariano Bergara e Javier Mrad, da Argentina, ‘Forgotten’, de Mawrgan Shaw, Austrália/Canadá, “Anna Spud’, de Ed Foster, da Inglaterra, e ‘Viaje a Marte’, de Juan Pablo Zaramella, da Argentina.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

4 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

5 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais