Umuarama

Umuarama: unidades de saúde abrem no sábado para encerrar campanha de multivacinação

Nos 399 municípios do Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou a aplicação de pouco mais de 125.000 vacinas durante a Campanha Nacional de Multivacinação. Já em Umuarama a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora os resultados: mais de 4.200 doses foram administradas.

E para melhorar ainda mais esses resultados, no próximo sábado (28), encerramento da campanha, quatro unidades de saúde vão abrir em horário especial, das 13h às 17h: Central, Lisboa, Guarani – Anchieta e Vitória Régia.

A Campanha de Multivacinação é nacional, porém neste momento acontece a fase Estadual. “O público são crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 15 anos. Estão sendo disponibilizados mais de 20 tipos de imunizantes e ressaltamos para que pais e responsáveis levem seus filhos para garantir a proteção contra várias doenças, muitas delas letais. Estamos também fazendo avaliações das carteirinhas, que é da mesma forma importantíssimo, pois analisamos se as vacinas de rotina estão atrasadas e já colocamos em dia”, comentou Rafaella Naves, coordenadora do Programa de Imunização da SMS.

Ela conta que as cinco vacinas mais aplicadas, pela ordem, foram contra HPV, febre amarela, DTP (Tríplice Bacteriana, contra difteria, tétano e coqueluche), dT (difteria e tétano adulto) e VOP (Vacina Oral contra a Poliomielite).

“Também tivemos bastante procura por vacinas contra covid-19, influenza, hepatite B e meningocócica ACWY (contra meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y). É importante reforçar que, apesar de estarmos trabalhando com a Campanha de Multivacinação [destinada a crianças de 0 a 15 anos], nós também estamos registrando muitos adultos buscando por imunizantes, o que é muito importante”, pontua.

No shopping também

Novamente a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama fez uma parceria com a diretoria do Shopping Palladium e no próximo sábado (28) um posto de vacinação será montado no local.

“Também vamos levar imunizantes não só para o público-alvo da Campanha Nacional de Multivacinação quanto para pessoas de qualquer idade que quiserem atualizar suas carteirinhas. É também uma oportunidade para que todos completem o ciclo vacinal da covid, por exemplo”, argumenta Rafaella, acrescentando que para receber imunizantes é preciso levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.

SERVIÇO – CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO – Data: 28/10/2023 (sábado) – Horário: das 13h às 17h – Local: Unidades de Saúde Central, Lisboa, Guarani – Anchieta e Vitória Régia – Vacinação no Shopping Palladium – das 16h às 20h.

Doses aplicadas Campanha de Multivacinação

BCG51
Hepatite B161
Hepatite A91
Penta146
VIP144
Pneumo 10149
Rotavírus96
Meningo C144
Febre Amarela393
DTP305
Varicela127
Meningo ACWY197
HPV748
dT318
Tríplice viral227
VOP330
dTpa31
Influenza297
COVID144
TOTAL DE DOSES APLICADAS4.109

Carteirinhas avaliadas

Menores de 1 ano340
1 ano468
2 a 4 anos1.462
5 a 9 anos2.675
10 a 14 anos1.506
15 anos855
TOTAL7.306

Saiba os endereços das UBS clicando aqui.

VACINAS DISPONÍVEIS

BCGTuberculose
PentavalenteDifteria, tétano, coqueluche, hepatite B e bactéria haemophilus influenza tipo B (infecções no nariz, meninge e garganta)
VPC10Pneumocócica conjugada 10-valente, contra pneumonia, meningite, otite
Meningo CMeningite, meningococcemia e infecção generalizada
RotavírusDoença diarreica causada por rotavírus
Febre AmarelaFebre amarela
Tríplice ViralSarampo, caxumba e rubéola
DTP (Tríplice Bacteriana)Difteria, tétano e coqueluche
DTPA (adulto)Difteria, tétano e coqueluche
Hepatite AHepatite A
VaricelaVaricela
Hepatite BHepatite B
Difteria e tétano adultoDifteria e tétano adulto
Meningocócica ACWYMeningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y
HPV QuadrivalentePrevenção contra cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.

Fonte: Ministério da Saúde

(Com informações assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

8 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

9 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

9 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

9 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

10 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais