Umuarama

Usina de biodiesel Petrobio recebe autorizações para começar a operar em Umuarama

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25) as autorizações para a Petrobio Combustíveis comece a operar. A usina de biodiesel está localizada na avenida Naga (Parque Industrial II) em Umuarama e terá capacidade de produção de 100 mil litros de biodiesel por dia – ou cerca de 2,5 milhões de litros por mês –, tudo realizado com equipamentos de alta tecnologia.

A usina vai produzir e distribuir o biocombustível renovável menos poluente do mercado: o biodiesel. A unidade pode receber gorduras animais (sebo) e vegetais e as transformar em biodiesel.

OBemdito conversou com Gabriel Nascimento Matos, gerente da Petrobio. Ele explicou que a unidade está pronta e agora aguarda a implantação do sistema para liberar de gerenciamento. Com a liberação pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), ainda restam também alguns outros trâmites burocráticos. A expectativa é de início da operação em 20 dias.

Um deles é a aquisição de insumos. Matos disse inicialmente a unidade irá receber óleo/gordura vegetal e atuará com 50% da capacidade de produção diária. Com o passar do tempo a meta é atingir a capacidade total.

São 7 funcionários e a Petrobio produzirá biodiesel, que é um aditivo para o diesel – o diesel comercializado no Brasil recebe uma mistura de até 12% de biodiesel. Desta forma, a produção de Umuarama será entregue diretamente em distribuidoras da região, para ser misturada ao combustível veicular.

A gordura vegetal utilizada na produção é proveniente de cooperativas. O gerente informou que também pode ser utilizado óleo de cozinha usado, o que deve ser feito em uma etapa posterior. A ideia é a abertura de outra empresa que fará a coleta desse óleo usado para posterior beneficiamento.

Quem tiver interesse em obter mais informações pode acessar o site da usina Petrobio (clique aqui).

(Reportagem: OBemdito, com Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

3 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

4 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

5 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

6 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

6 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais