Umuarama

Muitos umuaramenses negligenciam a separação de resíduos recicláveis e orgânicos

A coleta de resíduos em Umuarama é realizada pelo Departamento de Serviços Públicos, enquanto a administração do aterro sanitário é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. A diretora municipal de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, compartilhou informações sobre a situação atual do aterro.

O aterro sanitário está recebendo, atualmente, 80 toneladas de resíduos orgânicos diariamente, enquanto a cooperativa comercializa 116 toneladas de materiais recicláveis por mês. De acordo com Fernanda, “O projeto da célula atual estava planejado para uma duração de 9 a 10 anos, porém, será encerrado em 2024, totalizando 7 anos de operação. A construção da nova célula está dentro do cronograma estabelecido, com a entrega programada para o início de 2024.”

Quando questionada sobre se a maioria da população está separando os resíduos adequadamente, a diretora explicou que não, acrescentando que “a separação é uma responsabilidade dos moradores em suas próprias residências, visando o descarte ambientalmente correto, conforme regulamentado pela legislação federal”.

Fernanda também destacou a importância de iniciar a separação de resíduos, pois é uma prática simples quando realizada em cada domicílio. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a separação reduz os custos operacionais do aterro, resultando em economia de recursos públicos. Não há separação de resíduos no aterro em si.

A Secretaria de Meio Ambiente promove regularmente palestras no aterro sanitário municipal, divulgações em mídia e está desenvolvendo uma nova campanha com panfletos e vídeos educativos.

Lâmpadas e equipamentos eletrônicos

A campanha E-Lixo, coordenada e realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ocorre anualmente. Neste ano, a campanha foi realizada em julho e resultou na arrecadação de 5.480 quilos de equipamentos eletrônicos e lâmpadas inservíveis, que poderiam ser descartados de forma inadequada, causando danos ao meio ambiente. Esse foi um recorde desde a criação do evento em 2011, e os organizadores da ação relataram a coleta de 143 toneladas de materiais recicláveis.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

12 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

49 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais