Umuarama

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente elege membros para nova gestão

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, na última semana, assembleia geral para eleição dos membros da sociedade civil que irão compor a nova gestão. Participaram representantes de entidades que trabalham com crianças e adolescentes, de usuários de serviços da política de assistência social do município, de movimentos, de entidades comunitárias e religiosas, bem como das categorias profissionais relacionadas ao público do CMDCA.

A assembleia foi instalada pelo atual presidente do conselho, Ivo Galdino da Silva, e conduzida pela mesa eleitoral. “Após o registro da presença de candidatos e eleitores, os representantes foram divididos em grupos conforme a categoria específica, cada um com um coordenador, e a eleição transcorreu de forma democrática, tranquila, reforçando a representatividade de cada setor no CMDCA”, afirmou o presidente.

Os presentes escolheram dez representantes titulares e outros 10 suplentes, que se juntarão aos conselheiros indicados pelo poder público para compor a próxima gestão do conselho, por aclamação ou voto direto.

Foram eleitos representantes das seguintes entidades: Zélia Serralbo da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), Maria Rosa Santos da ARA (Associação de Recuperação dos Alcoólatras), Karina Fedrigo da Associação Vida e Solidariedade, Fernanda Souza do Búfalos Rugby (Fundação Cândido Garcia) e Bruna de Lima, do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE/PR).

Danielly Ferreira Artiaga e Anne Beatriz de Souza Silva foram eleitas para representar os adolescentes usuários das políticas de assistência social; Ailton Rebelatto será o representante dos movimentos e entidades comunitárias, representando a Camur (Coordenadoria de Associações de Moradores de Umuarama e Região); Lucineyde Pezzini, do Conselho de Pastores, vai representar as entidades religiosas; e Jéssica Vieira, do Conselho Regional de Serviço Social (CRSS/PR), representará as categorias profissionais afetas à área da criança e do adolescente.

Os eleitos terão mandato no biênio 2023 a 2025, com posse prevista para o próximo dia 20. O conselho municipal é um órgão responsável pela discussão, fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no âmbito do município. Trata-se de uma influência significativa da sociedade sobre as ações do poder público, auxiliando inclusive no controle de recursos do fundo específico.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

7 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

8 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais