Umuarama

Enfermagem: profissionais voltam a protestar por conta do atraso no repasse de recursos para os hospitais

Profissionais da enfermagem voltaram a protestar em frente à prefeitura de Umuarama nesta segunda-feira (16), devido ao atraso no pagamento do complemento salarial. A categoria já havia se mobilizado no último dia 11 de outubro durante uma reunião entre representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Umuarama e Região (Seessu) e o governo municipal. Naquela ocasião, foi prometido que o pagamento estaria disponível até o dia 17. No entanto, em comunicado à imprensa, a prefeitura posteriormente alterou a data para até a próxima quinta-feira (19).

“Nossa manifestação é espontânea. O Sindicato tem nos apoiado muito, mas a reivindicação partiu da própria enfermagem, que está cansada de promessas não cumpridas. Segundo o secretário [Edson dos Santos Souza], as notas fiscais já estão com eles, mas não chegaram à pasta porque os hospitais não tinham conhecimento delas. Após a primeira manifestação que realizamos aqui, eles informaram os hospitais sobre a necessidade de emitir as notas. Foi a partir disso que as notas foram entregues à secretaria”, destacou um dos manifestantes, Jhony Oliveira, que é técnico em enfermagem.

Oliveira afirmou ainda que durante o tempo em que estavam na frente do paço municipal, nenhum dos secretários da Prefeitura teria ido conversar com os manifestantes.”Não veio ninguém, nenhum responsável legal até agora falar com a enfermagem”, disse.

No total, 1.200 profissionais da enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras de hospitais como Cemil, Norospar, Insa e Uopeccan, aguardam o pagamento do complemento até o final de setembro. O recurso, no valor de R$ 2.338.289,00, foi repassado pelo governo federal ao Fundo Municipal de Saúde em 23 de agosto, por meio do Fundo Nacional de Saúde, e deveria ter sido transferido aos hospitais em até 30 dias, o que não ocorreu.

A prefeitura justifica o atraso alegando a necessidade de um aditivo no contrato e a demora na formalização das assinaturas por algumas entidades. Além disso, o trâmite entre as secretarias municipais responsáveis pelo processo também enfrentou demora.

Devido ao atraso no repasse do dinheiro, um pedido de investigação foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), com a abertura de uma Notícia de Fato para apurar a situação. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a prefeitura reafirmou sua posição de pagamento até o dia 19, se possível, um pouco antes.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

9 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

10 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

10 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

11 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

11 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais