Paraná

IBGE e Ministério da Saúde visitarão 5.000 domicílios no Paraná para realização de pesquisa

O IBGE iniciou a coleta da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023, realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Nos próximos meses, agentes de pesquisa vão visitar aproximadamente 133 mil domicílios, distribuídos em mais de 2.500 municípios em todo o país. No Paraná, a pesquisa visitará 5.000 domicílios.

Além de investigar características gerais dos moradores e domicílios – como educação, trabalho e rendimento –, a PNDS 2023 tem perguntas sobre avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço público de saúde; situações da vida familiar, como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros.

Ainda sobre saúde e nutrição das crianças de até cinco anos; e questões da vida individual de homens e mulheres. Além disso, pela primeira vez, o IBGE perguntará tanto a orientação sexual quanto a identidade de gênero, uma demanda que ganhou força nos últimos anos e que o IBGE tem discutido com especialistas e com a sociedade civil. 

A PNDS traz ainda outras novidades. Após o entrevistador coletar as informações iniciais do domicílio, caso haja pessoas na idade selecionada (homens de 15 a 59 anos e mulheres de 15 a 49 anos), o dispositivo de coleta fará a seleção aleatória de um ou dois moradores para responderem a perguntas individuais, de forma particular.

Caso não haja moradores em idade reprodutiva, a entrevista é encerrada. A seleção do informante é importante para permitir que a pessoa seja responsável por responder sobre sua própria saúde, seus conhecimentos e suas escolhas.

Adicionalmente, será comum que os domicílios sejam visitados por duplas de entrevistadores, um homem e uma mulher. A PNDS adota um formato de coleta onde as entrevistas das mulheres são feitas por uma entrevistadora mulher e as dos homens, por um entrevistador homem. Isso busca garantir que os informantes respondam confortavelmente sobre os diversos temas da pesquisa.

A saúde da criança até 5 anos também é tema de destaque na PNDS. Serão feitas perguntas sobre alimentação, hábitos de uso de telas, atividades do desenvolvimento da criança e sobre o acometimento de doenças frequentes na infância (febre, tosse, diarreia, infecções respiratórias agudas). Para as crianças até 3 anos, são coletadas informações sobre exames de triagem neonatais (teste do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho), além do registro das vacinas tomadas.

Condução da pesquisa pelo IBGE

Para conduzir a edição da PNDS 2023, a capilaridade e experiência do IBGE em levantamentos domiciliares são vantagens apontadas pelo Ministério da Saúde.

“A partir dos dados da PNDS, o Ministério da Saúde pode pensar e repensar o planejamento de saúde, após um longo período sem coleta de dados robustos sobre as temáticas tratadas na pesquisa, inclusive com dados inéditos. É muito importante institucionalizar a produção de dados que balizem a elaboração de políticas públicas” – destaca Jessyka Barbosa, assessora da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.

A expertise do Instituto é um aspecto relevante para a realização da PNDS também na avaliação da Gerente de Pesquisas Amostrais Domiciliares do IBGE, Marcia Vargas. “O IBGE está presente em todas as unidades da federação e acumula muito conhecimento em coletar, de maneira correta e precisa, pesquisas domiciliares com amostras representativas do país”, complementa.

Para verificar a identidade dos entrevistadores

Os entrevistadores do IBGE estarão portando crachá de identificação e dispositivo de coleta. É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do entrevistador.

Confira mais detalhes aqui.

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

8 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

9 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

10 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

10 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

11 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais