Umuarama

Atrações do Dia Internacional do Idoso reúnem mais de 150 pessoas na Miguel Rossafa

Cerca de 150 pessoas compareceram à Praça Miguel Rossafa para ações alusivas ao Dia Internacional da Pessoa Idosa e para celebrar os 20 anos de criação do Estatuto da Pessoa Idosa – ambos comemorados em 1º de outubro. Uma série de atrações foram realizadas no sábado (30), sob o comando do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), com a participação de secretarias municipais e de vários parceiros.

A programação começou com um café da manhã aos idosos, que também participaram de atividades físicas, ações voltadas à saúde e até do sorteio de brindes no final das atividades. O CMDPI teve o apoio da Universidade Paranaense (Unipar), que enviou estudantes dos cursos da área de saúde e estética para oferecer serviços e exames rápidos, como aferição de pressão arterial, aromaterapia, massagem e orientações sobre a importância e o uso do protetor solar.

“Contamos com a presença da Secretaria Municipal de Agricultura. A nutricionista Huana Godoi levou aos idosos informações importantes para uma alimentação saudável, além de oferecer frutas e atividades que estimulam a memória. Tivemos também uma profissional que trabalha com auricoloterapia no Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Eleuza, que realizou algumas sessões”, explicou a presidente do conselho, Larissa Alexandrino Broch.

Outros departamentos municipais também ofereceram atividades. Da Secretaria de Integração Comunitária, que tem sede no Conjunto Sonho Meu, o professor de ritmos Neko Quebradeira liderou um ‘aulão’ de dança na praça. O odonto geriatra Davidson Previdelli fez orientações sobre saúde bucal e cuidados com as próteses dentárias.

As atividades tiveram, ainda, a participação de idosos e equipes do Lar Santa Faustina, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) e atendidos pelos programas da Secretaria Municipal de Saúde, bem como o apoio da equipe da Secretaria de Assistência Social, Secretaria-Executiva dos Conselhos e da Sanepar (fornecimento de água para os convidados) e ainda a apresentação de um jornal dirigido à terceira idade.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

5 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

5 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

6 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

6 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

7 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais